x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 99

PGBL Tabela Regressiva | Dúvida sobre Renda Bruta Tributável com Declaração de Dependentes

Rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2023 | 09:44

Olá.
Possuo uma dúvida quanto ao abatimento de aportes anuais visando os 12% da renda bruta tributável.

Em meu IR declaro minha esposa como dependente, ambos possuímos renda anuais e contribuímos com INSS.
Eu possuo um PGBL com Tabela Regressiva, no qual faço aportes anuais de 12% da minha renda bruta tributável.

A dúvida que me surgiu seria se, agora que minha esposa consta como minha dependente no imposto de renda, eu poderia considerar a renda anual tributável dela somada a minha para que esse aporte de 12% no meu PGBL seja maior? 

Como deveríamos fazer para que ela também consiga abater esses 12% de renda anual bruta tributável? Cada um ter um PGBL em seu nome?

Agradeço pela atenção,

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies