x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.061

PREJUÍZO ACUMULADO / REDUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL / DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS

ANDRE MOURA

Andre Moura

Iniciante DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 2 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2023 | 17:56

Pessoal, boa tarde. Tudo bem? Podem me ajudar? 

Trabalho em uma empresa e precisamos distribuir lucros para os Sócios. Mas temos a seguinte situação: A Empresa tem um prejuízo de 2milhões, um lucros acumulados de 2.5milhões, um caixa  livre de 13milhões e um capital social de 6 milhões. 

Inicialmente, a minha ideia era quitar esse prejuízo com o que tem disponível em caixa. E assim, deixar livre os lucros acumulados e distribuí-los para os Sócios.

NO ENTANTO, um contador contratado pela empresa apresentou uma nova ideia: Ele disse que devemos pagar esse prejuízo acumulado com os lucros acumulados (2.5milhões - 2milhões), e posteriormente, vamos reduzir o capital social, "devolvendo capital aos sócios" como forma de distribuição de dividendos. 

O que vocês acham? Reduzir o capital e devolver aos Sócios, pagando o prejuízo acumulado com a conta de lucros acumulados. Ou pagar o prejuízo com o Caixa, distribuir dividendos e não reduzir o capital. 

Obs. É uma SOCIEDADE LIMITADA

Muito obrigado pela ajuda! 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade