x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 5.048

saldo errado de contas

JOSEGeraldo Lazarino Lima

Josegeraldo Lazarino Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 10:11

Bom Dia Colegas

Peço uma orientação: Estamos realizando a escrita de uma empresa que possui vendas por cartao de credito. A conta do ativo cartao de credito no ano de 2009 parece que não foi conciliada pelo escritorio que realizava a escrita e nos mes de
junho e julho o seu saldo ficou credor. Iniciando a contabilizacao em 2010 verifique que seu saldo esta baixo e no mes de marco seu saldo ficou credor. Como posso acertar seu
saldo em 2010? Pois o escritorio contabil anterior fez todos os encerramentos e emissao de razao diário . A empresa esta no simples.

Desde já agradeço a quem puder me orientar

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 1 julho 2010 | 11:45

Bom caro amigo!!!
certifique se antes com seu cliente, e tenha a certeza dos totais emitidos de cupons na venda e a forma de recebimento, para ver se e um erro de contabildiade ou do cliente ok!!!

CONTMORE - Gestao de Negocios
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 11:55

Bom dia, Josegeraldo

A conta do ativo cartao de credito no ano de 2009 parece que não foi conciliada pelo escritorio que realizava a escrita e nos mes de
junho e julho o seu saldo ficou credor. Iniciando a contabilizacao em 2010 verifique que seu saldo esta baixo e no mes de marco seu saldo ficou credor. Como posso acertar seu saldo em 2010? Pois o escritorio contabil anterior fez todos os encerramentos e emissao de razao diário.

A contabilização dos fatos inerentes aos cartões de crédito é uma situação que exige cuidados muito especiais e redobrados, e principalmente quando são controladas somente pelo extrato da operadora, isoladamente, o que é desaconselhável.

Ocorre que quando controlamos a contabilização somente com base no extrato da operadora, há ocasiões que o horário em que a empresa faz o fechamento das vendas pelo terminal no(s) último(s) dia do mês (que também podem cair num dia não útil ou proximo a feriados) não combina com o momento em que a operadora gera o arquivo do extrato mensal, então contabilizando as vendas do mês anterior com base no extrato recebido significa que no extrato do mês seguinte é possível encontrar na parte de "movimento do mês" ou "pagamentos efetuados" o valor de recebimentos que não estavam listados na parte de "lançamentos futuros" do mês anterior.

Para evitar que este problema prossiga, recomenda-se solicitar que o cliente relacione mensalmente todas as vendas efetuadas por intermédio de cartões (débito e crédito) e também tire notas fiscais de todas estas vendas por cartão porque o protocolo emitido pelo POS não substitui o documento fiscal.

Enfim, tendo em mãos a relação detalhada feita pelo cliente, o extrato da operadora do cartão e também o extrato da conta bancária, o próximo passo é conciliar estes três documentos para que as eventuais "diferenças" sejam compreendidas no presente e no futuro.

Agora, falando das diferenças encontradas temos dois aspectos:
1 - A época em que os registros contábeis eram de responsabilidade técnica de terceiros (escritório anterior)
2 - A época em que os registros contábeis são de sua responsabilidade técnica (escritório atual)

Como até 31/12/2009 (supostamente) a contabilidade está em partes incorreta, não há como ser refeito o serviço cuja responsabilidade era de outros e também porque de acordo com os protocolos no CRC, Prefeitura Municipal, Secretaria da Fazenda Estadual e Receita Federal, tudo estava em nome deste. Logo, você precisa corrigir estas falhas a partir do momento em que se inicia a sua responsabilidade técnica.

Considerando que é uma Microempresa optante pelo simples, e que provavelmente o Livro Diário de 2009 já tenha sido autenticado em cartório ou Junta Comercial (a data final coincidiu com o último dia de entrega da DIPJ-Simples), e que o ano de 2010 ainda está em curso, na data do primeiro dia útil de Janeiro pode ser feita uma conferência geral dos saldos passados pelo escritório anterior e com base nas técnicas de "ajustes de exercícios anteriores" será possível regularizar os erros cometidos por outros, e a partir dos saldos do balancete já regularizado (desde Janeiro), e adotando as minhas sugestões de conciliação dos extratos (cliente/banco/operadora), todos os seus fechamentos estarão com os saldos de acordo com os documentos oficiais.

Boa sorte.

Notas:
1) Os únicos saldos credores do ativo podem ser as contas retificadoras; é impossível uma conta de cartões de crédito ser credora porque não existe um "direito negativo", que em seu caso
2) Há inúmeros tópico nos arquivo do Fórum sobre "Ajustes de Exercícios Anteriores"

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Marcia

Marcia

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 10:08

Bom dia Ricardo!

Os saldos do movimento bancário de uma certa empresa que estou encerrando o periodo, está negativo.
Será que posso transferir esse saldos negativos para a conta credora no passivo, somente para não sair no balanço saldos negativos?
É que para apresentação desse balanço em empresas financeira talvez pudesse não ser aprovado por esse motivo entende?
Se puder me ajudar ficaria muito agradecida!

Abraços

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 12:19

Boa tarde, Márcia

Só acrescentando.....é uma empresa lucro presumido!
Independetemente de ser uma uma empresa tributada por Simples, Lucro Presumido ou Lucro real, o que realmente importa são os registros contábeis com base nos Princípios Fundamentais, Normas Técnicas, legislação em vigor e também as práticas comumente aceitas.

Os saldos do movimento bancário de uma certa empresa que estou encerrando o periodo, está negativo.
Saldos bancários negativos são obrigações, que por lógica devem ficar classificadas no Passivo e tratando-se de "cheque especial", estas contas devem ficar especificamente no Passivo Circulante, grupo de empréstimos e financiamentos

Será que posso transferir esse saldos negativos para a conta credora no passivo, somente para não sair no balanço saldos negativos?