Alan Contador
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde a todos contadores e profissionais ligados a área!
Sou leigo nesse assunto e recentemente surgiu uma oportunidade de trabalhar com a contabilidade de uma empresa do setor de audiovisual optante pelo SIMPLES NACIONAL.
A questão é, ela recebeu um valor de 500 mil do Fundo Setorial do Audiovisual para desenvolver um curta metragem e tenho muitas duvidas em como deve ser elaborado o BP e DRE e contabilizar isso. O projeto funciona assim: A empresa recebe dinheiro pelo FSA na qual será utilizado para a produção de um projeto. Ao final desse projeto, ele passará a integrar o ativo intangível da empresa pelo prazo de 7 anos, aonde toda receita mensal com royalties será dividida em 50% para o FSA e 50% para a empresa.
Após longa pesquisa, encontrei que deveria ser contabilizado o recurso oriundo do FSA dessa forma (os valores aqui citados são fictícios para apenas compreender minhas duvidas):
C PROJETO FSA (PC) 500.000
D BANCO PROJETO FSA (AC) 500.000
Dos pagamentos aos fornecedores mensalmente enquanto ocorre a produção do curta metragem:
C BANCO PROJETO FSA (AC) 100.000
D DESPESAS PROJETO FSA (DRE) 100.000
Da baixa de obrigação pela execução do projeto:
C RECEITAS PROJETO FSA (DRE) 100.000
D PROJETO FSA (PC) 100.000
Dos rendimentos de aplicações financeiras durante o período:
D BANCO PROJETO ANCINE (AC) 1.000
C RECEITAS FINANCEIRAS (DRE) 1.000
Entendo que assim, mensalmente ao final da produção do projeto todas contas estariam zeradas, mas a questão é que o valor desse projeto deveria integralizar o ativo intangível pelo mesmo valor que foi o custo da produção, para ser amortizado ao longo de 7 anos, porém não estou encontrando a maneira correta de contabilizar esse intangível.
E posteriormente a conclusão do projeto, conforme o recebimento de royalties, como deve ser contabilizado a amortização do intangível?
Qualquer ajuda seria bem vinda, pois tenho muitas duvidas nesse tipo de atividade, e encontrei muita pouca coisa que fala sobre!
Desde já meus sinceros agradecimentos!