x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.483

Empresário individual usa moto da PF para empresa

Simone Quatrin da Silva

Simone Quatrin da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 julho 2010 | 12:21

Tenho um cliente que é Empresário Individual pelo simples nacional que fez um financiamento de moto no nome da PF dele só que ele quer usar esta moto para o trabalho na empresa, e as despesas que surgirem com ela como combustivel e manutenção ele quer que a empresa assuma, isto esta correto, eu penso que não, gostaria que vocês me orientasse a melhor forma de proceder nesta situação.

Jorge Rodrigues de Andrade

Jorge Rodrigues de Andrade

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Domingo | 4 julho 2010 | 09:10

Prezada Simone,

não sou nenhum expert nestes assuntos, mas não vejo problema. Imagine que a empresa tenha alugado uma moto, ela teria que pagar estas despesas, certo? A única diferença é que não entrará a conta aluguel a ser paga.

Na minha opinião você fará os lançamentos de combustível e manutenção normalmente.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 4 julho 2010 | 12:24

Boa tarde Simone,

Para que não haja a "mistura" entre personalidades jurídicas diferentes, elabore um Contrato de Comodato onde o objeto é a moto, o comodante a Pessoa Física e a comodatária a Jurídica.

Desta forma poderá reconhecer as despesas com combustíveis e a manutenção da moto.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 14:02

Boa tarde Antonio,

Você tem razão quanto ao Contrato de Aluguel, entretanto o Contrato de Comodato ainda é mais viável por dois motivos:

1 - não onera a empresa desobrigando-a do pagamento do aluguel, e

2 - não onera o empresário por desobrigá-lo de informar mais estes rendimentos na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Desta forma, problemas resolvidos!.

...

Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 14:35

É isso ai Saulo,

vc esta correto mesmo!

pois com o comodato ele terá um "contrato gratuito",

mas caso ele não de entrada em todas as despesas

e queira uma forma de diminuir a liquidez do caixa, fica ai

a opção de se fazer um contrato de aluguel...

(:

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
Simone Quatrin da Silva

Simone Quatrin da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:11

Eu estou fazendo o contrato de comodato e fiquei com uma dúvida, o comodatário e o comodatante são a mesma pessoa fisica como eu faço deste caso, ele assina uma vez só? e tenho q reconhecer esta assinatura dele?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade