x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 248

Entrada de mercadoria após a venda

Carlos Eduardo

Carlos Eduardo

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Sistemas
há 2 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2023 | 16:46

Prezados,

É possível dar entrada/realizar compra da mercadoria após a nota fiscal de venda ser emitida para o cliente final?

Basicamente como um dropshipping, onde o cliente compra, paga, recebe a nota e em seguida, realizamos a compra do item em questão.

Neste caso a nota fiscal de compra teria data posterior a data de venda.

Um exemplo: Tenho um cliente que gostaria de adquirir um equipamento de refrigeração industrial, porém, como o valor é muito alto eu não gostaria de arriscar, ele então sugeriu pagar primeiro, mas queria a nota fiscal antes, na data de saída do valor da conta bancária.

É possível? É legal?

Muito obrigado!

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2023 | 20:35

Carlos,
Nesse caso fica caracterizada venda para entrega futura (ou faturamento antecipado). O valor recebido vai para o passivo, que é debitado quando a venda é contabilizada no momento da entrega. Vejamos o que diz o CPC 47: 

106. Se o cliente pagar a contraprestação ou a entidade tiver direito ao valor da contraprestação que seja incondicional (ou seja, recebível), antes que a entidade transfira o bem ou serviço ao cliente, a entidade deve apresentar o contrato como passivo de contrato quando o pagamento for efetuado ou o pagamento for devido (o que ocorrer antes).

31. A entidade deve reconhecer receitas quando (ou à medida que) a entidade satisfizer à obrigação de performance ao transferir o bem ou o serviço (ou seja, um ativo) prometido ao cliente.

No momento da entrega (e não da emissão da NF) deve ser feita a contabilização do CMV e baixa do valor do estoque

Carlos Eduardo

Carlos Eduardo

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Sistemas
há 2 anos Sábado | 25 fevereiro 2023 | 05:01

Muito obrigado pela resposta. Pelo que entendi então é uma prática legal.

Em resumo, posso emitir a NF para o cliente, receber o valor da nota e logo em seguida fazer a compra da mercadoria com o próprio valor do cliente. 

Fazendo um contrato passivo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade