x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.870

Como apurar o CMV sem estoque e sem inventário

Matheus

Matheus

Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 2 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2023 | 07:51

Ola, um cliente não envia todas as notas de entradas, apenas de saída. Como faço para estar apurando o CMV para consequentemente dar baixa no estoque, sem nota de entrada e sem inventário, empresa do simples. Como proceder neste caso?
obs: e Tem que ser feito mensal,  ou posso fazer referente a 6 meses por exemplo? Desde ja agradeço  toda ajuda

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2023 | 17:50

Primeiramente a empresa deve encaminhar para o devido registro todas as notas das entradas de mercadorias. Também, deverá implantar sistema de controle dos estoques ou, alternadamente,  promover o inventário físico em 31/12 de cada ano ou em período menor, se assim for necessário.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2023 | 11:23

Aqui no escritório nós solicitamos a margem de lucro bruta dos clientes para lançamento mensal do CMV com base nesta estimativa, contudo, no mês de Dezembro, solicitamos o inventário, expondo a exigência legal do mesmo, e efetuamos ajustes, quando necessários.

Também verificamos se não houve uma excessiva mudança na margem bruta por conta destes eventuais ajustes, para poder informar ao cliente sobre estas inconsistências.

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2023 | 09:15

Bom dia Mateus!
De forma bem simplória, pois entram outros fatores,  a formula do Custo das Mercadorias Vendidas, que eh a mesma há 2 séculos:
CMV = Estoque Inicial mais Compras menos Estoque FInal
RCM = Vendas menos CMV
Repito: Estas fórmulas são iguais a 2 séculos;

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade