x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 94

RENDIMENTOS FINANCEIROS

Michelle Rodrigues

Michelle Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar
há 1 ano Sexta-Feira | 24 fevereiro 2023 | 09:52

Bom dia,

com relaçao a rendimentos financeiros, a empresa em que trabalha provisiona esse lancamento no AC- gostaria de saber se esta correto e como seria para fazer a apuraçao dos impostos? 
estava acostumada a lancar diretamente na conta de CR ou na conta de PC, mas a primeira vez que vejo no ativo
agradeço se alguem puder esclarecer.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 24 fevereiro 2023 | 11:32

Já vi escritórios que utilizam esta metodologia, mas, no escritório onde trabalho nós não utilizamos.

Preferimos reconhecer no resultado a receita de aplicações financeiras de renda fixa (Geralmente CDB's) pelo regime de competência, conforme se pressupõe nas normas contábeis. O dilema reside no IRRF provisionado, tendo em vista que sua tributação se dá pelo regime de caixa. Para resolver esta situação, nós reconhecemos a receita da renda do mês na conta de aplicações (AC) e transferimos o valor do IRRF provisionado para conta de "IRRF sobre rendimentos de aplicação financeira" também (AC).

Além dos extratos, solicitamos os informes de rendimentos bancários que discriminam a receita tributada e IRRF incidentes sobre o proporcional resgatado no período. Lucro Presumido: Utilizamos estes informes para calcular a despesa de IRPJ do trimestre, deduzindo o valor retido (refletindo tais lançamentos na escrituração contábil). Lucro Real: Utilizamos estes informes para lançar apenas as retenções, tendo em vista que as receitas já aumentaram o IRPJ quando foram lançadas (Não sei se os colegas adotam a metodologia de controle no livro B do Lalur para diferenças temporárias)
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.