Deise Mara
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa Noite!
Alguém teria um modelo de Distrato de Prestação de Serviços Contábeis para me indicar?
Estou com um cliente inadimplente e gostaria de encerrar as atividades com a empresa.
Desde já agradeço.
respostas 9
acessos 60.692
Deise Mara
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa Noite!
Alguém teria um modelo de Distrato de Prestação de Serviços Contábeis para me indicar?
Estou com um cliente inadimplente e gostaria de encerrar as atividades com a empresa.
Desde já agradeço.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Deise,
Não há a necessidade de ser um distrato propriamente dito, pode ser apenas um Oficio em que você comunica a rescisão do Contrato primeiro.
Nestes termos elabore-o comunicando ao cliente que de acordo com a clausula que especifica a inadimplência, não há mais interesse em dar continuidade a parceria firmada no Contrato de Prestação de Serviços Contábeis firmado entre ambos em tal data.
Mencione a clausula que lhe permite rescindir o referido contrato, deixe claro que a partir de então os serviços contábeis serão paralizados e os documentos da referida empresa estão a sua disposição. Aconselhe-o a contratar outro contabilista e conceda-lhe um prazo para o pagamento dos débitos (não mencione valores).
Caso (a despeito de convidado) não compareça em seu escritório, assine o oficio juntamente com duas testemunhas e envie-o pelo Correio em postagem registrada e AR (Acuse de Recebimento).
Nota
Você não pode "segurar a documentação" sob pretexto de que ele não lhe pagou. A documentação da empresa deve ser entregue ao responsável por ela, quer ela lhe pague ou não. Se não, execute o Contrato de Prestação de Serviços celebrado com ele.
Também não pode transformar o Oficio que trata da rescisão contratual, em "carta de cobrança". Mencione o débito sem mencionar valores ou condicionar pagamentos.
Você é a responsável pela contabilidade desta empresa até a data do Oficio em que notifica a rescisão, mesmo que o cliente esteja em débito com você.
...
Deise Mara
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Saulo
Bom Dia!
Obrigada pelo retorno.
Estarei providenciando o modelo e entregando a documentação o mais rápido possível.
André Luiz Frutuoso
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoAlguem saberia me dizer se posso firmar um contrato de prestação de serviços onde meu escritório realizara apenas os serviços da areá fiscal e trabalhista da empresa, me isentando da responsabilidade pela execução dos serviços de escrituração contábil e de gerar as demonstações contábeis do meu cliente.
Tenho problemas sérios com determinados clientes que se negam a fornecer documentos para a correta contabilização mais especificamente extratos bancários, e todos nós sabemos o porque e a consequência desse ato. Minha intenção é deixar claro que trata-se de um procedimento errado e faze-lo assinar o contrato apenas de prestação de serviços em outras areas, assumindo total resposanbilidade pelos atos.
Abraço a todos.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite André,
O Contrato de Prestação de Serviços Contábeis nestes termos é perfeitamente possível e legal.
Entretanto é imperativo que você dê ênfase ao assunto em cláusula especial onde menciona claramente que a contabilização propriamente dita e a escrituração dos livros ficará a cargo de outro contabilista ou empresa contábil a ser contratada pelo cliente.
Deverá existir ainda outra cláusula em que você se compromete em tempo hábil disponibilizar meios (relatórios ou arquivos em mídia) para que a contabilização seja possível e efetivada.
...
Gabriela Seho
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde Prezados,
Como fazer no caso de inadimplência de um cliente que não possui contrato com o escritório?
Queremos devolver a documentação para ele, porém queremos estar de acordo com a lei.
Não é o caso também de fazermos a transferência de responsabilidade técnica, já que o cliente não quer pagar outro contador.
Alguém tem um modelo de distrato, ofício ou algo que indique a rescisão contratual, mas que não cite o contrato?
Agradeço
Edna de Almeida
Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita FiscalBoa tarde! Estou com um problema semelhante ao da colega Gabriela Seho, se alguém tiver o modelo solicitado por ela, agradeço se me fornecerem. Grata.
Marcos Roberto Ghislandi
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezados
No caso que o André expôs, como ficaria as informações contábeis que teriam de ser declaradas nas DIPJs, DASNs e outras, seriam estas informações suprimidas de tais declarações, no caso do cliente não realizar a contabilidade internamente ou em outro escritório?
O que pensa o CRC sobre isto?
Grato
José Carlos
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeOlá a todos,
é a "minha primeira vez". Estou com dificuldade para elaborar uma carta de rescisão de contrato de prestação de serviços contábeis. Alguém pode me ajudar?
José Carlos
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)O correto é sempre manter um contrato por escrito, o próprio CFC tem modelo...deixar claro para o cliente que a falta de escrituração contabil lhe trará prejuízos e falta de entrega de obrigações acessórias ocasionando multas.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade