x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.184

Aumento de Capital Social com Lucros Acumulados

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 2 março 2023 | 18:33

Já realizamos este procedimento algumas vezes no escritório.

Procedimentos: 
- Descrever no instrumento de alteração que o aumento de capital será integralizado com saldo da conta de lucros acumulados, discriminando qual vai ser o percentual de integralização para cada sócio, e informando qual o código da conta contábil (conforme declarado na ECD) que estava registrando este saldo de lucros acumulados. 
- Após o registro da alteração, registre o lançamento contábil, debitando lucros acumulados e creditando capital integralizado.


Cuidados: 
- Orientar o cliente sobre as consequências na estrutura de capital da empresa após o aumento de capital, para que o mesmo tenha consciência das vantagens e desvantagens deste procedimento;
- Como citado acima, citar a conta contábil no instrumento de alteração. Lembrando que o código da conta que é declarado na ECD (Normalmente, dentro dos sistemas contábeis existem dois códigos, um resumido e outro analítico);
- Garantir que a escrituração contábil que está servindo de base para o saldo de lucros acumulados seja íntegra e confiável.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.