x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 596

Marcilio Jose dos Reis

Marcilio Jose dos Reis

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 17 março 2023 | 10:37

Prezados, bom dia, alguém trabalha com empresa SCP, vamos montar uma aqui e gostaria de saber como e o funcionamento contábil desta empresa, e também caso tenha alguém que tem esse tipo de processo no sistema TOTVS PROTHEUS?

obrigado

Luciana Mioreli

Luciana Mioreli

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 23 março 2023 | 20:28

Boa noite Marcilio.
Acho interessante a ideia de montar esse tópico, pois são poucas informações sobre esse tipo de sociedade. Tenho um caso aqui que preciso resolver.
Foi constituída uma empresa (será a ostensiva) que já está em atividade, e os sócios querem constituir uma SCP com investidores para captação de recursos. Sei que a contabilidade deve ser feita no cnpj da SCP, minha duvida é:
1) na contabilidade da SCP vou lançar somente as despesas e receitas para apurar o lucro e fazer as distribuições aos participantes?
2) o ativo imobilizado permanece na contabilidade da Sócia ostensiva ?
3) as despesas de depreciação desse imobilizado não deveria ser contabilizado na scp?

São muitas dúvidas, se alguém puder ajudar agradeço.

Luiz Henrique

Luiz Henrique

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 15 agosto 2023 | 16:37

Olá! Também tenho algumas dúvidas referente a contabilidade de empresas SCP.
- Essas empresas podem ter ativos imobilizados ? 
- De quem seria a propriedade desses ativos? Visto que toda a compra de material é feita em nome do sócio ostensivo. 
- O controle dos ativos e da depreciação seriam no balanço do socio ostensivo ou SCP ?

Não encontrei nada referente ao ativo imobilizado em empresas SCP. Desde já grato. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade