Joice Flores
Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo Bom dia.
Temos a seguinte situação: todo ano após o reajuste do contrato de assistência médica, a empresa estipula 50% do valor para pagar esta despesa dos funcionários, e o saldo é descontado na folha de pagamento (valor integral descontado do valor equivalente). No caso dos sócios, como seria? Visto que de acordo com informações, o valor dos sócios tem que ser descontado integralmente do pró-labore. No raciocínio Base Caixa: o plano integral dos sócios era descontado na folha, e a ajuda de custo, paga junto do montante de antecipação de dividendos. Mas para registrar esta despesa na contabilidade como fica? Visto que não tem nenhum documento que comprove a despesa, a não ser a nota fiscal, sendo lançado como crédito na conta de assistência médica, apenas o valor descontado em folha. Gostaria de ter uma opção de lançar esta ajuda de custo que foi para os sócios, para que a despesa deles também seja contabilizada.
Não sei se consegui me expressar bem, mas abaixo segue uma demonstração com valores:
Funcionário:
AM integral : R$ 1200,00 (débito)
AM lançada em folha: R$ 700,00 (crédito)
Sócios: lançamentos efetuados até 12/2022
AM integral: R$ 5.000,00
AM lançada em folha: R$ 5.000,00
Dividendo: R$ 6.000,00 (lançado na conta de dividendos)
Dividendo adicional (ajuda de custo): R$ 500,00 (está lançado também na de dividendos). Mas gostaria de saber se tem a opção de contabilizar este valor na conta de assistência médica.
Obrigada pela atenção.