Olá Carolina,
Primeiro verifique se o valor total do seguro apropriado e o valor já utilizado.
Por exemplo, se o seguro é de R$ 1.000,00 e já foi utilizado R$ 300,00, o valor restante é de R$ 700,00.
Crie uma conta de receita no seu plano de contas para contabilizar o valor restante do seguro apropriado, como "Receita de Seguro a Receber".
A conta "Receita de Seguro a Receber" deve ser criada no grupo de contas de Receitas Operacionais ou não Operacionais. Lembre-se de que o plano de contas pode variar de acordo com a estrutura da empresa e a natureza das suas operações, por isso, é importante adaptar as contas contábeis à realidade da organização.
Registre o valor restante do seguro apropriado na conta de receita "Receita de Seguro a Receber" com o seguinte lançamento contábil:
D - Receita de Seguro a Receber: R$ 700,00
C - Seguro a Apropriar: R$ 700,00
Registre a venda do veículo na conta "Veículos" com o valor da venda:
D - Caixa/Banco: valor da venda
C - Veículos: valor da venda
Zere a conta "Seguro a Apropriar" com o seguinte lançamento contábil:
D - Seguro a Apropriar: R$ 700,00
C - Receita de Seguro a Receber: R$ 700,00