Contadora Lady Day
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Oi, pessoal!
Sou nova na Contabilidade e estou intrigada com aquela regra do Simples Nacional que diz que o limite de compras de uma empresa não pode ultrapassar 80% do faturamento dela, isso depois do primeiro ano de existência da empresa. Minhas dúvidas seriam:
1) Depois de passar o primeiro ano da empresa, quer dizer que a empresa é obrigada a gerar lucros? Se não gerar lucro, é porque já descumpriu essa regra dos 80%?
2) Essa regra considera as compras e o faturamento ocorridos no mesmo mês? Ou é o faturamento de um mês e as compras do mês anterior?
3) Se num mês seguinte a empresa não conseguir vender o suficiente das mercadorias que ela comprou no mês anterior, a ponto de então o total das compras terem ficado acima dos 80% do faturamento, ela estaria descumprindo a regra?
Isso tudo me deixa muito confusa, pois a regra dá entender que se a empresa comprar as mercadorias e não conseguir vendê-las, vai ficar prejudicada no Simples Nacional. Se comprou e não obteve vendas o suficiente, então não obteve faturamento suficiente que cubra o total de custeio com mercadorias.
Alguém pode me explicar isso melhor. Eu posso estar com algum bloqueio mental para entender isso.