x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.021

Itens do Imobilizado

Eduardo de Medeiros Clementino

Eduardo de Medeiros Clementino

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 9 julho 2010 | 19:58

Boa Noite.

Eu queria saber se existe alguma citação em lei em relação àquilo que eu posso e não posso lançar no ativo não circulante imobilizado.

Caso não exista essa determinação em lei, qual o critério que eu devo adotar para distinguir aquilo que eu posso lançar e aquilo que eu não posso lançar?

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 9 julho 2010 | 21:10

Boa noite Eduardo,

Segundo a Lei nº 6.404/76, art. 179, IV, classificam-se no ativo imobilizado "os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens; (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)".

O que caracteriza o imobilizado é a finalidade da aplicação, isto é, ser o bem ou direito destinado à exploração do objeto social e à manutenção da atividade da entidade, como bens corpóreos (máquinas, equipamentos, móveis, etc), ou bens incorpóreos, tais como direitos sobre patentes, ponto comercial e outros de idêntica natureza.

Aldemir

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade