x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.095

INTEGRALIZAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL MEDIANTE UTILIZAÇÃO DO LUCRO

Vanusia Edna

Vanusia Edna

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 12 maio 2023 | 10:48

Bom dia!

Caros,

Preciso de ajuda no seguinte sentido:
Estou trabalhando o balanço de uma empresa, cujo capital social é de R$ 150.000,00, R$ 50.000,00 integralizado e a diferença a integralizar.
O sócio solicitou que a diferença de  R$100.000,00 seja integralizado utilizando o lucro, podem me ajudar com isso, como informar isso no balanço e nas notas explicativas?

Grata por toda e qualquer ajuda que me possam dar. 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 anos Domingo | 14 maio 2023 | 19:28

Vanusia,

Se a contabilização inicial foi feita corretamente houve o seguinte lançamento:
D: Caixa/Bancos/Bens 50.000
D: Capital a integralizar 100.000
C: Capital 150.000

Se você aumentar o capital com os lucros disponíveis no valor de R$ 100.000, o valor do capital será aumentado para R$ 250.000,00 e os R$ 100.000, 00 do capital a integralizar lá continuarão. 

Portanto, para atingir o seu objetivo: 
1. Faça uma ata de reunião dos sócios para deliberar sobre a distribuição de lucros no valor de R$ 100.000, para pagamento posterior: Nesse momento, você fará o seguinte lançamento contábil:
D: Lucros acumulados
C: Contas a pagar (ou semelhante) 100.000,
2. Na mesma ata diga que o valor dos créditos dos sócios será destinado à integralização do capital. Assim, você fará o seguinte  lançamento:
D: Contas a Pagar
C: Capital a integralizar 100.000
Não há alteração do capital e não é necessário alterar o contrato social. Só não esqueça de informar que houve distribuição de lucros aos sócios para eles incluam nas declarações de rendimentos.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies