x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.214

Dúvidas nos Lançamentos Contábeis

Jailson da Cruz Silva

Jailson da Cruz Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 18:25

Prezados Colegas,
Estou com algumas dúvidas e gostaria que se possível ajudassem-me a resolver, é o seguinte: Uma empresa (prestadora de serviços e optante pelo Lucro Presumido) no ano de 2009 iniciou suas atividades e mês a mês de acordo com seu faturamento creditava na conta corrente de seu sócio o valor de 15.000,00 como antecipação de lucros, infelizmente a empresa em nenhum momento lembrou que deveria pagar os impostos, e agora está como essa pendencia tributária, gostaria de saber como efetuar os lançamentos contábeis para tentar amezinar a situação da mesma, pois entendo que a empresa somente poderia antecipar ou distribuir lucro se os impostos estivessem pagos.
Desde já agradeço.
Jailson Cruz

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 17 julho 2010 | 23:16

Boa noite, Jailson.

A sua preocupação procede, pois empresa que distribui lucros indevidamente, por possuir débitos com a união, está sujeito ao pagamento de multa de 50% do valor distribuído, e segundo art. 32 da Lei 4257/64, com alteração dos Arts. 17 e 34 da Lei 11051/2004, a partir de 30/12/2004, essa multa fica limitada a 50% do valor total do débito não garantido da PJ.

No meu caso, diante da vedação de distribuição do numerário em tela, em ainda havendo possibilidade, talvez eu reverteria a nomenclatura para o PASSIVO-LP - Mutuo, mediante embasamento de documentos.

Só que daí, surgiria um segundo imbroglio, já que o sócio teria que devolver esse empréstimo com juros de mercado.

Essa, minha modesta sugestão.

Abç.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Jailson da Cruz Silva

Jailson da Cruz Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 20:12

Prezados Colegas,

Infelizmente as Delcarações já foram entregues, vou tentar amenizar a situação retificando-as, até por que o sócio dize-me que esta conseguindo fazer caixa para pagar ainda esse ano todos os tributos que ficaram pendentes (assim espero), mais de qualquer forma, gostaria de saber como efetuar esses lançamentos para resolver essa pendencia.
Abraço a todos, Jailson

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 20:55

Caro amigo vc irá pagar 50% de multa sobre os lucros distribuídos, e gerará os impostos calculando sobre a resceita daquele período, e se já foi feita as declarações. vc calculará conforme está informado nas declarações.

Impostos:

IRPJ
PIS
COFINS
CSSL

Abraços Washington.

http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade