Igor
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Boa noite, dois contadores diferentes fizeram minhas últimas duas declarações e suas opiniões divergem. Gostaria da opinião de vocês (por favor, leiam ao menos os itens 1 e 2 abaixo para entender o problema. Itens 3 e 4 são as opiniões dos dois contadores)
1) DÚVIDA: como fazer declaração de um adiantamento de venda de casa fruto de herança (falecimento de minha mãe) que seria inventariada apenas no ano seguinte?
2) RESUMO – LINHA DO TEMPO:
- 2021: assinei o contrato de promessa de Compra e Venda para meu tio e recebi adiantado 43k dele pelo que seria minha fatia herdada da casa. Além disso, acabei o ano com minha conta bancária com 15k a mais do que comecei o ano (não tive outras rendas)
- 2022: Saiu o inventário oficialmente. Além disso, nele consta que minha fatia da casa valia 70k, ou seja, não há ganho de capital.
3) OPINIÃO DO CONTADOR PEDRO:
- Declaração 2022: Inserir 43k no código 14 (Pessoa Física) da seção de Dívidas e Ônus Reais, descrevendo como adiantamento do pagamento de meu tio pela venda do espólio de minha mãe.
- Declaração 2023: Declarar a herança e a venda da casa normalmente. Além disso, deixar aquela dívida declarada anteriormente como totalmente paga.
4) OPINIAO DA CONTADORA BEATRIZ:
- Declaração 2022: Declarar alguma receita pra justificar os 15k a mais na conta bancária (mas não falou como)
- Declaração 2023: Declarar 70k no código 14 (Transferências patrimoniais) da seção de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Além disso, declarar demonstrativo de ganho de capital com 43k no valor de alienação e 70k no custo de aquisição.
Como acham que eu realmente deveria fazer essas declarações?