x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.537

duplicatas x nota fiscal fornecedor

Eloisa

Eloisa

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 13:23

Caros amigos do fórum,

Uma empresa fez uma compra de materias de consumo, e essa determinada empresa que comprou a mercadoria perdeu a nota fiscal, devido a isso não lancei essa nota fiscal na contabilidade, como devo lançar o pagamento da duplicata referente a esta nota que não foi lançada na contabilidade?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 15:30

Eloisa Soeira Garrido

Peça uma xerox autentica da nota fiscal ao fornecedor.
O perigo do registro pela duplicata é voce contabilizar um pagamento ilegal que não houve a emissão da nota fiscal pelo fornecedor.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 08:42

Eloisa Soeira Garrido

Credite a conta de disponibilidade que foi usanda para pagar a duplicata e DEBITE a conta ativa se foi ref a compra de um bem permanente ou temporario ou um Conta de Resultado se foi um bem de consumo para a empresa. Caso a empresa seja fiscalizada, o fisco poderá exigir à apresentação da nota fiscal.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Marcelo Troncon

Marcelo Troncon

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 08:49

Bom dia Eloisa, concordo com o M Messisas, como a empresa perdeu essa Nf. o correto realmente é pedir um cópia autenticada ao fornecedor dessa mercadoria, dificilmente o fornecedor se regeitará a enviar esta cópia.
A essência da contabilidade é controlar a movimentação patrimonial da empresa, para que possa gerar informações confiaveis aos usuários. Quando não registramos estas movimentações a contabilidade perde sua finalidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade