x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 498

Pergunta sobre estoque final do CMV

yann

Yann

Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 1 ano Terça-Feira | 18 julho 2023 | 14:46

Sou estagiário num escritório de consultoria de empresas e gostaria de saber se, no cálculo do CMV, o estoque final pode ser considerado como o estoque igual ao estoque inicial, pois a empresa que estou trabalhando ela não possui estoque final e queria conseguir estimar de alguma forma. Eu só tenho as compras e o estoque inicial e por isso estou perguntando já que eu preciso encontrar esse CMV para montagem do DRE

Me ajudem por favor!!!!

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 18 julho 2023 | 16:45

Yann, boa tarde.

Colega, você está com uma situação que, da forma correta, não tem como resolver.

Porque das duas uma: (1) a empresa tem um sistema que faz o controle de estoque e você simplesmente, com um relatório tem suas resposta ou (2) ao final do período desejado se faz a contagem e apuração do estoque para ter o saldo final de estoque e consequentemente fica fácil pra você calcular o CMV.

Agora, sem nenhuma dessas condições, fica difícil.

Mas vou te dar uma solução; não é a correta, mas costuma resolver para mim.

Suponhamos que:
- estoque inicial: 10.000,00
- compras: 8.000,00
- vendas: 7.000,00 (você precisa dessa informação também)

Com isso, a única coisa que você precisa saber é o % de lucro empregado pela empresa. Vamos supor que seja 30%.
Logo, 7.000,00 de venda corresponde a 130% de um valor X de estoque, o qual será o seu CMV. É só fazer uma regra de 3 e achar.

(7.000,00 / 130 ) * 100 = 5.384,62 -> esse é o seu CMV em relação a venda de R$ 7.000,00

Dai em teoria temos:
- estoque inicial: 10.000,00
- compras: 8.000,00
- CMV: 5.384,62
- estoque final: 12.615,38

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade