x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 988

Estoque do ano anterior

Flavia Calvo dos Santos

Flavia Calvo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Economista
há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 15:33

Boa tarde,
Uma empresa cuja o ramo é supermercado, compra e venda de mercadoria com inicio na opção de trib lucro real em 2007

Em seu balanço inicial foi feito um lançamento de debito na conta de estoque no valor de R$30000,00 desde então essa conta não teve movimento.
todos os lançamentos de compras foram lançados nas contas de entradas e custos e vendas contas de receitas e ingressos.
como eu faço para corrigir, uma vez que o supermercado tem um grande estoque, porém para ajudar ele não tem o iventário de 2009.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 17 julho 2010 | 10:18

Oi Flavia, bom dia.

Presupondo que a empresa seja tributada pelo LUCRO REAL trimestral:

-Pelas normas legais, o estoque deve ser elaborado no final de cada trimestre, sendo meses 03, 06, 09 e 12 de cada ano, para compor o CMV do período.

-No meu ponto de vista, a falta de escrituração do Inventário nos moldes acima a impossibilitará de apurar o IRPJ pelo LUCRO REAL.

Abç.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

Visitante não registrado

há 14 anos Sábado | 17 julho 2010 | 20:40

só mexo na conta estoque ao final do ano, graças ao meu bom Deus nao tenho lucro real, senao tinha q trabalhar só pra ele, ao final do ano faço o CMV e pronto.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 17 julho 2010 | 22:54

Verdade, Carlos.

Apuração pelo lucro real realmente dá muito trabalho e toma muito o tempo do profissional, nem sempre remunerado a altura.

Sobre empresas tributadas pelo lucro presumido, estou em teste com alguns clientes para que me passem o inventário pelo menos trimestralmente, para fins gerenciais.

E se houver alguma incoerência, não raro de acontecer na apuração anual, temos tempo para detectar erros e omissões.

Abç

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade