Yuri
Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)Bom dia.
Estou a seguinte situação:
A controladora possui participação societária na sociedade X. A sociedade X apresentou prejuízo, possuindo Patrimônio Liquido negativo. A equivalência patrimonial gerou valor de participação da controladora igual a zero. Isto é, quando a investida for uma controlada da investidora, o valor do prejuízo daquela ensejará na redução de investimentos desta até o valor contábil da participação zerar.
Caso o valor do prejuízo supere o valor da participação, a parte excedente será apresentada em conta específica do passivo, como uma provisão, sendo assim, deverá ser observada a prática contábil que produzir o mesmo resultado líquido e o mesmo patrimônio líquido para a controladora, que serão obtidos a partir das demonstrações consolidadas do grupo econômico.
Entretanto, gostaria de entender as consequências e como proceder no caso de integralização da participação da controladora em outra sociedade distinta. Como o valor da participação da controladora na controlada é zero, qual valor será utilizado para integralização destas quotas em outra sociedade. Como proceder neste caso?
Att.