x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.459

Lucros e Prejuizos

Carlos das Neves Ricci

Carlos das Neves Ricci

Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 14 março 2007 | 13:48

Será que alguem pode me ajudar com relação a conta de Lucro e Prejuizo? Tenho um cliente antigo e no plano de contas da empresa consta Lucro Acumulado Exercicios anteriores e Prejuizo Acumulado Exercicios Anteriores. Eu li uma vez num artigo que não precisa ter essas contas. Como faço para tira-las, jé que existe valores?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 14 março 2007 | 14:00

Carlos, se é que entendi sua colocação, observe o seguinte: A conta de lucros e/ou prejuízos acumulados são contas do patrimônio líquido, e por essas contas transitam o resultado de uma entidade/empresa em determinado período, motivo pelo qual as mesmas devem configurar no plano de contas e posteriormente no balanço patrimonial, já que de alguma forma uma empresa só pode apresentar dois resultados, no caso lucro ou prejuizo, ok? se você excluí-las, como demonstrará o resultado do exercício? Espero ter podido ajudar, no entanto se essa não seria sua dúvida, poste novamente e sempre conte consco.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 14 março 2007 | 14:05

Olá, Carlos: Exemplifique a sua questão com os valores das duas contas para um melhor entendimento. E explique também se estes saldos ocorreram em quais exercícios.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 14 março 2007 | 15:04

Olá, Carlos: Quando vc fizer os lançamentos de ajustes na DRE vc diminuirá da Conta Lucros de Exercícios Anteriores o Valor do Prejuízo de Exerc. Anteriores e Somará o Resultado do Exercício Atual. Desta forma vc terá somente um saldo na conta de Lucros.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 14 março 2007 | 18:41

Boa tarde Carlos,

O único lançamento permitido neste caso é a transferência do saldo da conta de Lucros no Exercício para conta Lucros Acumulados e a do saldo de Prejuízos no Exercício para Prejuízos Acumulados em data imediatamente posterior a apuração dos lucros ou prejuízos no exercício.

A absorção de Prejuízos pelos lucros apurados é permitida unicamente para efeitos de tributação nas empresas tributadas pelo Lucro Real Trimestral ou por Estimativa Mensal e mesmo assim em percentual não superior a 30% dos lucros.

É o que determina os artigos 35 e 36 da IN SRF 11/1996 que em parte transcrevo;

.....

Compensação de Prejuízos Fiscais

Art. 35. Para fins de determinação do lucro real, o lucro líquido, depois de ajustado pelas adições e exclusões previstas ou autorizadas pela legislação do imposto de renda, poderá ser reduzido pela compensação de prejuízos fiscais em até, no máximo, trinta por cento.

.....

confira:

www.receita.fazenda.gov.br

Contabilmente a absorção se dá apenas pela demonstração linear, ou seja, no Balanço Patrimonial os Prejuízos (acumulados e do exercício) por possuírem saldos negativos, serão naturalmente absorvidos pelos lucros (acumulados ou do exercício).

Edson J Hurmus

Edson J Hurmus

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 09:06

Bom dia,

Estou com a seguinte duvida, estou fazendo a contabilidade de uma empresa que estava com a contabilidade parada desde julho 2007 que vinha dando prejuizo, vinha com os seguinte saldos,
Lucros ou Prejuizo acumulado R$ 3.559.682,77 (No plano contas antes da Lei 11638)
e de agosto a dezembro/2007 deu lucro de R$ 237.604,56

Como estou fazendo a contabilidade somente agora em 2010, seria correto eu abrir uma conta de prejuizo do exercico 2007 e uma conta de lucro exercicio 2007 ou posso compensar esse lucro do periodo de agosto a dezembro/ 2007 com o prejuizo dado nos meses anteriores?

Edson Jorge Hurmus
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade