x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 5.722

Cliente nao quer escrituração

Fabricio Mores Costa

Fabricio Mores Costa

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 14:17

Boa tarde, sabemos que todas as empresas devem ter sua devida escrituração, porém, tenho um cliente que é do SIMPLES, nunca fez a escrituração fiscal nem a contábil, falei para ele da importância da escrituração, balanço, etc. Ocorre que a empresa fica num Shopping Popular aqui em Curitiba e pelo que tenho visto nenhuma loja mantém escrituração, os contadores apenas fazem as guias dos impostos mandam para o cliente e recebem o honorário.

Eu posso colocar uma cláusula no Contrato de Prestação de Serviços mencionando que o cliente nao quer a escrituração da empresa, apenas efetuar a confecção das guias dos impostos?

OBS: Ainda nao peguei a empresa devido a detalhes como esse.

Marcelo Troncon

Marcelo Troncon

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 15:59

Fabricio

num caso como este eu colocaria no contrato de prestação de serviços apenas os serviços que o cliente quer que você execute. Então faria o contrato apenas especificando que o serviço contratado é de escrituração fiscal e calculo de imposto.
Fazendo isso, o cliente assume o risco de não querer ter contabiliade e você não vai ter problema com o CRC.

Visitante não registrado

há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 19:04

Mas qual tipo de escrituração estamos falando aqui? Um simples livro caixa? Um diário? Existem coisas que estão estritamente ligados ao trabalho de contabilidade, porque, caso voce tenha que apresentar livros, seja caixa (por ser empresa no simples), diário, ,livro de entrada, estoque, vc será cobrado independentemente do cliente ter optado ou não. Eu trabalho da seguinte forma, cobro um valor "x" onde está incluso todo o serviço, as vezes qdo nao tem funcionarios, coloco que se houver, havera acrescimo de "x" por funcionario, pq se for ficar cobrando do cliente, isso, aquilo, logicamente, ele que entende pouco sobre o assunto, vai dizer que nao quer, entao, faça o pacotão e faça o trabalho por completo.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 20:26

Boa Noite
Realmente o colega acima está corréto. Eu tambem ofereço um contrato de prestação de serviços por completo, ou o cliente quer assim, como se deve fazer ou então dispenso, pois futuramente o cliente sendo leigo, numa eventual fiscalização, com certeza ele irá alegar que o contador e vc. e que vc. está sendo pago para isso, e tambem poderá acontecer o tradicional esquecimento do cliente. E melhor não correr riscos e fazer o que deve ser feito. abraços.............

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 23:57

Na minha modesta opinião, por concessões não previstas em lei, é que o serviço de contabilidade não tem o valor que merece junto aos contribuintes/sociedade.

O CRC-GO tem exigido gradualmente que todos os profissionais de contabilidade façam a escrituração contábil das suas empresas... alguns fiscais do estado não abrem mão do livro diário, inclusive com escrituração da movimentação bancária para embasar a fiscalização. E isso das empresas enquadras no Simples Nacional.

E no caso de transferencia de profissional responsável pela escrita? entregaríamos só os livros fiscais? chato, não?

Recentemente, num desses caso, o contador anterior tinha um valor de crédito a receber de um cliente que estava mudando para outro profissional. Alertado por esse novo profissional sobre a necessidade das peças contábeis, esse contribuinte achou por bem não pagar o seu débito pelos serviços não prestados pelo antigo contador.

Este por sua vez, sem argumentos, ficou sem receber o que achava ter direito.

No meu caso, eu não aceitaria em minha carteira,cliente assim, pois fatalmente em algum momento, me traria mais problemas que retorno.

Em acho que em nossa classe, não deve haver "parte do serviço prestado" sob pena de sermos solidários e infringindo nosso código de ética.

E qualidade é sempre melhor que quantidade.

Abraço a todos

Abçs

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Valdeci Pires de Medeiros

Valdeci Pires de Medeiros

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 17 julho 2010 | 10:41

Senhores

Como contabilista, sempre fiz a escrituração de todo mundo. Independente de ter ou não ter movimento. Querer ou não querer . Outra coisa: cliente que vem de outro escritório de contabilidade eu não pego. Se o cliente vem falando mal de outro colega, sinal que vai falar mal de mim também. Sempre agi como o colega Carlos Roberto marion. Faço um contrato e nele esta especificado todas as minhas obrigações e as obrigações do meu cliente. uso o contrato padrão da FENACON que adaptei pro meu uso.

A contabilidade não governa uma empresa, demonstra como ela é governada!
junne marck figueiredo ramos

Junne Marck Figueiredo Ramos

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 17 julho 2010 | 11:59

Senhores, creio que a classe Contabilista deve se valorizar, como bem disse o nosso colega, Valdeci Pires de Medeiros, "cliente que vem de outro escritório de contabilidade eu não pego. Se o cliente vem falando mal de outro colega, sinal que vai falar mal de mim também". Pego o referido gancho, porque existem até "colegas" que falam mal dos outros colegas, a fim de angariar mais clientes, etc, esquecendo-se do primor que é a contabilidade, pois quem quer trabalhar, há espaço para todos. Quanto a escrituração contábil, também, acredito, porque nela é que nos formamos, que deva ser feita, independente do pedido do cliente.

Fabricio Mores Costa

Fabricio Mores Costa

há 14 anos Sábado | 17 julho 2010 | 12:33

Acredito que num caso desses então, seria melhor dispensar o cliente, ja que a escrituração nunca foi feita, e se eu começar a fazer terei que começar desde o início da empresa em 2008, vendo o que os colegas postaram aqui, bate exatamente como eu penso, ou faz por completo ou não faz, porém, assim estarei deixando para que outro colega acabe fazendo de forma errada, vou falar com o cliente e fazer ele decidir se quer o que é certo, ou vai ficar sem contador pra sempre.

Visitante não registrado

há 14 anos Sábado | 17 julho 2010 | 20:22

Tb faço como o colega Valdeci, independente de ser micro, EPP, presumido, abomino livro caixa, ja que o sistema que uso é integrado, reduz trabalho, faço diario, razao, balancete, pq acho q tem q ter saldo de contas, mandar para o cliente ao final do mes ou do ano, por menor q seja, um balancete, um demontrativo, nao da tando trabalho assim nao, nem cobro mais por isso. Cliente de outro escritorio, pego sim, senao quem vai cuidar dele, pq todos sabem temos colegas que nao estao nem ai para o cliente, agora c vem falando mal, só nao por lenha que tudo se resolve e mantem a etica.

Fabricio Mores Costa

Fabricio Mores Costa

há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 22:04

Mais uma dúvida, o cliente que nunca teve Contabilidade e abriu a empresa por exemplo em 2007, eu poderia começar a fazer daqui pra frente visto que ele nao tem condições de pagar para ser feito desde o começo e quase nao tem documentação como base para escrituração. O contador antigo só fazia as guias de impostos e a parte de RH.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 22:24

Oi Fabrício, boa noite!!!

Eu entendo que a sua responsabilidade técnica pela empresa começa quando voce firma contrato com o cliente, correndo por conta do mesmo e do antigo profissional, as responsabilidades pela falta de escrituração anterior.

E na medida que voce for contabilizando, conseguirá montar os saldos de abertura.

Abç

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Fabricio Mores Costa

Fabricio Mores Costa

há 14 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 22:34

Boa noite Hugo, também penso assim, tenho duas empresas que estou quase fechando, mas por esses pormenores ainda nao fechei, porque estou começando na área e eles nao podem pagar para que eu faça a escrituração desde a abertura, mas pelo menos eu consegui conscientiza-los da importancia da escrituração completa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade