Jonas Oliveira
Iniciante DIVISÃO 1 , Micro-EmpresárioBoa noite pessoal tudo bem?
Estou com um problema aqui que está tirando o meu sono, o problema é o seguinte, eu acho que andei dando entrada de maneira errada na minhas notas fiscais
Eu sempre trabalhei na informalidade, mas nos últimos anos os meus fornecedores estão endurecendo cada vez mais as regras de compra, de modo que não é mais possível continuar dando aquele "jeitinho", então tive que abrir uma empresa.
Prosseguindo, um familiar me indicou um contador X. Esse sujeito é muito gente boa, me ajudou com todo o processo de abertura, certificado digital e outros. Mas agora ele se mudou de estado e não pode mais me ajudar, então ele me indicou o contador Y. Eu continuei fazendo as coisas do jeito que o contador X me indicou, mas...
Recentemente precisei tirar algumas dúvidas com o contador Y, foi quando eu me liguei que eles estão me mandando fazer as coisas de modo totalmente diferente na hora de dar entrada nas notas fiscais. Enquanto um me disse para utilizar CSOSN, o outro me passou uma tabela com CST
Por exemplo, em uma NF-e de entrada
CFOP 5405, CST 060
Contador X:
Entrada como 1403, CST 0500
Contador Y:
Entrada como 1403, CST 060
Em outro exemplo
CFOP 5405, CST 2500
Contador X:
Entrada como 1403, CST 2500
Contador Y:
Entrada como 1403, CST 260
Afinal. Qual dos dois devo utilizar na entrada, CSOSN ou CST? O regime é o Simples Nacional.
E o que acontece com os meses em que eu fiz errado? Estou até com medo de informar isso ao meu contador atual, ele vai me mandar corrigir? Poxa, eu comecei esse ano, se eu já tomar uma multa logo de início não sei nem como irei reagir