x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.909

desconto de duplicatas

Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 21:38

Estou com o seguinte dificuldade nesta Contabilização

Vendo pra um determinado Cliente atraves de notas fiscais de vendas, so que no vencimento da nota emitida pra ele ao inves dele mim pagar em dinheiro ele compra material para o meu processo de produção, da seguinte maneira.Compra o material repassa o dinheiro para o fornecedor e pede que o fornecedor emita uma nota fiscal em nome da minha empresa e não no nome dele que o pagou. Resumindo fiscalmente eu tenho um crédito a receber com o cliente e um debito a pagar para o fornecedor. Ou seja tenho duas notas fiscais em aberto, e preciso dar baixa nas duas uma a débito e outra a crédito, que comprovante tenho de pedir pro meu cliente?

Alguém saberia a forma deu sair deste enrrosco, alguma documento pra dar baixa no meu sistema e apresentar apresenta no caso de uma fiscalização?

desde já agradeço.

Sei que o certo seria uma compra por conta e ordem, mais quando assumi ja tinha sido feito este procedimento.

Osvino Cavedon

Osvino Cavedon

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 22:06

Silva

Na pratica você não tem o pagamento das NF de compra de materia prima, que é feito com a entrega da NF de venda. A baixa do cliente com a NF da matária prima é uma solução.

Solicitar um recibo de quitação das Notas Fiscais de compra de matéria prima e fornecer recibo das nf de venda.

Marcílio Silva

Marcílio Silva

há 14 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 23:10

Osvino boa noite e obrigado pela atenção. só deixa eu ver se entedi direito.

a empresa que mim vendeu a materia prima mim enviaria um recibo de quitação como se fosse eu que tiverse pagado o material

Enquanto que eu faria o mesmo procedimento enviaria um recibo ao cliente, como se estiverse recebido o dinheiro dele. e isto mesmo?

se for isto como justificar o recebimento deste valor? como contabilizar?
pois se eu recebi um valor teria que contabilizar a debito de uma conta banco. ou não.

Alexsandro Xavier Alves da Silva

Alexsandro Xavier Alves da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 08:59

Caro Silva,como você explicou a sua empresa fez uma venda para um cliente e ele te pagou com uma compra de mercadoria repassando o dinheiro ao fornecedor mas pedindo pra ele emitir a NF no nome da sua empresa segue a contabilização da baixa:

Na venda.

C - Receita - Resultado
D - Clientes a Receber - Ativo Circulante

Recebimento da venda.

C - Clientes a Receber - Ativo Circulante
D - Estoque de materia prima - Ativo Circulante
D - ICMS a Recuperar - Ativo Circulante
D - Pis/Cofins a Recuperar - Ativo Circulante

Vale ressaltar como é material para sua produção você recupera o pis,cofins e icms.

Marcílio Silva

Marcílio Silva

há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 14:03

Veja como funciona o meu sistema hoje

Na entrada do material

debito estoque
credito fornecedor

na venda da mercadoria

credito receita de venda
debito clientes de produtos

se o dineiro fosse pago direto na minha conta corrente contabilizaria da seguinte forma

creditando cliente de produto
debitando conta corrente x vamos dezer que em um valo de R$ 20.000,00

como exemplificando se tiverse uma divida com o fornecedor neste mesmo valor contabilizaria da seguinte forma

debito fornecedor
crédito conta corrente

percebeu que consegui dar baixa nas duas notas a do fornecedor e a do cliente. e que com este caso de matar uma nota com a outra fiquei na dúvida se não tem nenhuma implicação fiscal. fazendo esta contabilização.

EX
como abati um receita com uma despesa sem movimentação bacaria pensei em fazer o seguinte.

credito duplicatas a receber R$ 20.000,00 que tenho a receber
debito fornecedor R$ 20.000,00 que tenho a pagar
baixaria as duas notas estaria correto isto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade