x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 970

Sem contabilidade

Luís Antonio

Luís Antonio

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 10:54

Prezados,
Solicito auxilio de quem sabe ou já vivenciou tal situação:

Fui contratado por uma empresa que acabou de receber uma Notificação da Receita Federal para apresentação dos Livros de apuração e da Contabilidade nos últimos 3 anos.

Acontece que a empresa nunca manteve contabilidade regular pois acreditava que não era necessário em razão de estar mo Lucro Presumido (informação dada pelo antigo Contador)

Estou com toda documentação da empresa (extratos e cópias cheques) para refazer a contabilidade do período em questão e o antigo Contador vai assumir a responsabilidade.

Pergunto:

1- Posso refazer a Contabilidade, mantendo a opção pelo Lucro presumido, utilizando com base as receitas auferidas e creditadas na conta corrente? (A empresa nunca emitiu Nota Fiscal os talões estão em branco) e recolhendo com atrasos os referidos impostos e contribuições?

2- Não é possivel fazer hoje Nota Fiscal relativa aos anos anteriores 2.006, 2.007 e 2.008, concordam?

3- Pagamentos não identificados ou que não possuam documentos ou comprovantes, posso manter no caixa?

Agradeço a atenção e o auxilio de todos

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 16:18

Luís Antonio

Normalmente lucro presumido sem contabilidade a receita federal só exige o livro caixa. Apresente para o Fiscal o livro caixa.

Se de fato voce tiver que fazer a contabilidade o sistema de tributação continua Lucro Presumindo.

Veja qual foi a receita que foi usada para calcular a base de cálculo do PIS,COFINS, IRPJ e CSLL e parte dela para registrar as vendas.

O lucro apurado após a contabilização não será igual a base de cálculo que foi usada para cálcular o IRPJ e CSLL, isto não segnifica que esteja errado.`

O fiscal poderá exigir a documentação que serviu de base para fazer os registros contábeis, por isso tome cuidado em fazer lançamento que não tem documento.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Luís Antonio

Luís Antonio

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 15:32

Obrigado M Messias Santos pela resposta...
Vou seguir suas recomendações, porém, caso necessite de mais alguns detalhes, poderia consulta-lo novamente bem como aos meus colegas do forum???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade