x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 5.943

Como Contabilizar a Conta Ajustes Exercicio Anter

Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 13:15

Ola Boa tarde Caros colegas, estou com dúvidas pois estou fechando um balanço patrimonial bem antigo, verificando os documentos que estão ao meu dispor pude verificar que foi realizado um per dcomp p/ empresa, eis a questão estou conferindo o balanço de 2003 e foi feito per comp desde 2000 mas nao entraram nos balanços anteriores a 2003, então tenho que fazer um ajustes de exercicios anteriores no qual tenho que informar umas vendas e os impostos dessas vendas, tenho que demonstrar isso no balanço de 2003, mas nunca usei essa conta,
seria ssim:

D - 100 (Ajustes de saldos ant)
c - 100 (CR)vendas

D - 100 (AC)caixa
C - 100 (Ajustes de saldos ant)

D - 50 (CR) simples s/ vendas
C - 50 (Ajustes de saldos ant)

Assim as contas de ajustes ficariam zeradas, e os saldos que me restariam seriam
caixa 50
simples a recolher 50
lucro do periodo 50

os impostos só do per dcomp só foram pagos em 2006.

por favor
gostaria de saber se essa escrituração esta correta..
desde já agradeço

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 16:03

Tanya

Já se passaram mais de 5 anos. Há necessidade de fazer estes lançamentos mesmo?

Ajuste de Exercicios Anteriores não tem como contra-partida contas de Resultado e sim de A, P e PL.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Tanya

Tanya

há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 16:16

Então é antigo né, mas como o contabilidade é uma continuidade eu preciso registrar esses fatos lá tras, então é verdade não posso usar CR em contrapartida com ajustes, só vou verificar se meu programa ja vai fazer o lançamento do lucro automatico ou se vou ter que lançar manualmente.

Obrigadaaa

Tenha uma otima tarde

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 16:27

Tanya

O periodo,acima de 5 anos, já se encontra encerrado para efeito de fiscalização. Se voce fizer lançamentos dá o direito da empresa ser fiscalizada.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Tanya

Tanya

há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 16:38

Sérioo então mesmo passando o periodo de 5 anos se o balanço ainda não foi registrado e eu fizer alguns lançamento de ajustes a empresa pode ser fiscalizada??

Vou fazer os Lançamentos assim:

D - 100 (Ac) caixa
C - 100 (Ajustes de saldo anter)

D - Imposto (Ajustes de saldo anter)
C - Imposto a rec (pc)

Vai restar na conta ajustes um valor de 50 ai vou mandar p/ conta de lucros ou prejuizo, que no caso acima deu lucro.

Acredito que agora meu raciocinio esteja certo
O que vcs acham

Tanya

Tanya

há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 09:18

Pessoal tentei fazer os lançamentos acima, mas quando fui lançar o lucro e encerro o exercicio não me aparece nada na DLPA porque será??
Será que estou lançando errado, alguem poderia me ajudar
ficarei muito grata

Cristiane Tavares

Cristiane Tavares

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 17:36

Olá, estou precisando muito de ajuda, estou estagiando na área, mais estou com muitas dificuldades.

Minha dúvida é quanto ao lançamento de ajuste dos seguintes fatos, pois o 2009 já foi encerrado.

- Rescisão a pagar (que teria que ser lançada em 2009 e não foi)
- duplicata a pagar( o mesmo problema)

Como devo lançar o ajuste do exercicio anterior ???

Jailson da Cruz Silva

Jailson da Cruz Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 16:49

Prezados Colegas,
Não sei se esse é o local adequado para fazer essa pergunta, mas se possível for, gostaria que me ajudassem na minha duvida, a seguir:
Um sócio elaborou uma maquina de sucata, e agora quer dar a empresa pois será de grande ajuda para a produção da mesma, gostaria de saber como efetuar esse lançamento, e se posso documentar como doação, por meio de uma declaração com firma reconhecida e emissão de NF da empresa em nome do sócio.
Grato,
Jailson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade