Pedro Otávio de Campos Andrade
Iniciante DIVISÃO 4 , Analista AdministrativoOlá,
Eu sou o Pedro e atualmente trabalho no setor Patrimonial de uma empresa de alimentos.
Fui contratado para a vaga de gestão de ativo imobilizado, e dei inicio ao levantamento físico dos bens da empresa.
Vale ressaltar que a empresa nunca realizou este tipo de controle e o meu trabalho está começando do zero. Estou criando tudo.
Finalizada a parte de escritório/administrativo, fui me aventurar nos setores industriais e já me deparei com uma bela dúvida.
Existem máquinas e equipamentos que possuem muitos componentes, e esses componentes/peças (motores, por exemplo), - de acordo com a 12973/2014, artigo 15 - "que possuem custo de aquisição acima de $1200 devem ser imobilizados, já os bens com custo de aquisição abaixo deste valor, são facultativos".
Dito isso, surgem, algumas dúvidas em relação ao meu trabalho operacional:
Devo imobilizar as máquinas e equipamentos e também os seus componentes/peças? Ha riscos de dupla contagem neste caso. O que fazer?
Ou, posso tratar os componentes e peças como material de consumo e inventariar apenas as máquinas e equipamentos? Caso eu escolha esta opção, devo contabilizar os componentes/peças como estoque, correto?
Essa é a minha primeira vez utilizando o fórum, espero que tenha feito tudo corretamente e desde já agradeço a atenção de todos o leitores e participantes desta pergunta.
Atenciosamente,
Pedro Andrade