x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 113

Pagamento baseado em ações - Valor de grant contábil diferente do pago ao funcionário

Leonardo Padrão Lazzaretti

Leonardo Padrão Lazzaretti

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 35 semanas Terça-Feira | 10 outubro 2023 | 11:58

Olá, pessoal! Estou com a seguinte situação. Exemplo:
1. Em uma data X é dado o grant ao funcionário pelo valor de mercado da ação de R$ 4,00.
2. Contabilmente, é reconhecido como R$ 4,00, pois o IFRS 2/CPC 10 fala que a mensuração em equity-settled deve ser pelo valor justo do instrumento na data de grant. 
3. Entretanto, para fins práticos de remuneração ao funcionário, o valor da ação no grant date é considerado como o valor médio da ação nos últimos 30 dias. E não o valor de mercado da ação no dia de grant. 
O tratamento adotado no ponto 2 me parece estar adequado à norma. Entretanto, essa diferença entre o tratamento contábil e o tratamento prático onde é considerado o valor médio da ação, me faz pensar se não seria necessário algum reflexo contábil. 
Queria saber a opinião de vocês nesse assunto e caso fosse necessário algo reflexo, como seria a melhor forma de reconhecer.
Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.