x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 149

pix - sócio empresta valor

JUDITE MARIA S S DE JESUS

Judite Maria s s de Jesus

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Informática
há 41 semanas Quinta-Feira | 12 outubro 2023 | 10:15

Olá, Gente me tirem uma duvida, sobre o PIX e TED, um CNPJ tá precisando pagar contas que não tem o valor suficiente no dia e o sócio que tem dois CNPJ pega do que tem e faz uma TED para o outro CNPJ pagar os boletos, depois assim q entra dinheiro, ele devolve o valor recebido. 
A contabilidade disse que o CNPJ que recebeu a TED na hora de devolver tem que fazer uma TED para não caracterizar uma venda. So que não hora da devolução foi devolvido como pix, e agora vai ter que emitir NF desse valor, como devo proceder para que a contabilidade faça a conciliação bancária correta e não caracterize que é "venda"?  Qual Lei posso deixar a empresa amparada para que nao gere multa indevida? 
Antes eu pedia para fazer um pix e depois ia no pix recebido e selecionava devolução total, a contabilidade não aceitou e agora eles pediram para eu quando for devolver fazer uma TED que não caracterizaria uma venda. Realmente existe essa diferença de TED e PIX?
Desde já fico grata pela ajuda

TIAGO PEREIRA COSTA

Tiago Pereira Costa

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 40 semanas Segunda-Feira | 16 outubro 2023 | 12:24

Boa tarde colega!
Olha isso acontece e muito aqui nas nossas empresas tambem, acredito que não tenha uma legislação especifica para esses eventos. Aqui na contabilidade eu trabalho com as contas de terceiros, exemplo saiu dinheiro da empresa A para empresa B  como eu lanço:
Na visão da empresa A o qual enviou dinheiro a empresa B:
> no envio:
D - Ativo: Outros créditos a receber (atv) C - Banco  (atv)
C - Outros créditos a receber (atv) 
> na devolução do dinheiro:
D - Banco (atv), ficando assim as contas zeradas e as movimentações registradas. 
C - Outros créditos a receber (atv) 
Na visão da empresa B que recebeu o valor:
> na entrada do valor 
D - Banco (atv)
C - Outras obrigações com terceiros (Pas)
> na devolução do valor 
D - Outras obrigações com terceiros (Pas)
C- Banco (atv)
Zerando as contas em ambas as empresas. Importante sempre manter controle das contas para não passar com saldos, sempre zerando.

TIAGO PEREIRA COSTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.