x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 79.137

Contabilização Rendimentos Aplicação Financeira

ALINE GEMILAKI TOLFO

Aline Gemilaki Tolfo

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 26 outubro 2023 | 11:50

Gostaria de um auxílio na contabilização dos valores de rendimentos sobre aplicação financeira.

Pelo lançamento da aplicação financeira:
D- Aplicação Financeira - Disponibilidades (Ativo Circulante)
C- Banco - Disponibilidades (Ativo Circulante)

Pelo resgate da aplicação financeira:
D- IRRF a recuperar (Ativo Circulante)
D- IOF Sobre Aplicação Financeira (Conta Resultado)
C- Receita Financeira (Conta de Resultado)

No caso quando no mês não há resgate qual a correta contabilização dos valores de rendimentos das aplicações financeiras.

Exemplo:

Saldo Anterior em 30/09/2023
Valor Principal:                   R$ 524.879,94
Valor Atualizado:                R$ 540.018,61
Valor Rendimento:             R$ 15.138,67
Valor IOF:                             R$ 0,00
Valor IR:                                R$ 3.406,20
Valor Liquido:                      R$ 536.612,41

Pelo rendimento da aplicação financeira quando não há resgate:
Valor da operação R$ 15.138,67
C- Receita Financeira (Conta de Resultado)

Gostaria de saber se dessa forma como estou conciliando está correto? 

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 30 outubro 2023 | 11:54

Prezada Aline, bom dia!

Quando há resgates, o lançamento correto é:

D- Banco - Disponibilidades (Ativo Circulante)..............................A contrapartida do resgate, sempre será a Conta Movimento.
D- IRRF a recuperar (Ativo Circulante)............................................Dependendo do Regime Tributário, será Despesa (RESULTADO)
D- IOF Sobre Aplicação Financeira (Conta Resultado)..................OK
C- Aplicação Financeira - Disponibilidades (Ativo Circulante)......Valor será deduzido do Principal
C- Receita Financeira (Conta de Resultado)....................................Rendimento no Período

Caso essa Aplicação, exemplificada por você, seja CDB, é necessário verificar se este demonstrativo é referente aos Valores Acumulados. Neste caso, você deverá calcular o rendimento "por diferença", para encontrar o valor mensal.

Exemplo:
Saldo Anterior em...............: 30/09/2023.............................................31/10/2023
Valor Principal.....................: R$ 524.879,94.........................................R$ 524.879,94
Valor Atualizado..................: R$ 540.018,61.........................................R$ 546.214,39
Valor Rendimento...............: R$   15.138,67.........................................R$   21.334,45
Valor IOF...............................: R$            0,00..........................................R$            0,00
Valor IR.................................: R$     3.406,20..........................................R$     3.987,21
Valor Liquido.......................: R$ 536.612,41.........................................R$ 542.227,18

Atenciosamente,

EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS

https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 30 outubro 2023 | 13:48

Prezada Aline, bom dia!

Quando há resgates, o lançamento correto é:

D- Banco - Disponibilidades (Ativo Circulante)..............................A contrapartida do resgate, sempre será a Conta Movimento.
D- IRRF a recuperar (Ativo Circulante)............................................Dependendo do Regime Tributário, será Despesa (RESULTADO)
D- IOF Sobre Aplicação Financeira (Conta Resultado)..................OK
C- Aplicação Financeira - Disponibilidades (Ativo Circulante)......Valor será deduzido do Principal
C- Receita Financeira (Conta de Resultado)....................................Rendimento no Período

Caso essa Aplicação, exemplificada por você, seja CDB, é necessário verificar se este demonstrativo é referente aos Valores Acumulados. Neste caso, você deverá calcular o rendimento "por diferença", para encontrar o valor mensal.

Exemplo:
Saldo Anterior em...............: 30/09/2023.............................................31/10/2023
Valor Principal.....................: R$ 524.879,94.........................................R$ 524.879,94
Valor Atualizado..................: R$ 540.018,61.........................................R$ 546.214,39
Valor Rendimento...............: R$   15.138,67.........................................R$   21.334,45
Valor IOF...............................: R$            0,00..........................................R$            0,00
Valor IR.................................: R$     3.406,20..........................................R$     3.987,21
Valor Liquido.......................: R$ 536.612,41.........................................R$ 542.227,18

Atenciosamente,

EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS

https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/
Dalva Schuaste

Dalva Schuaste

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 10 janeiro 2024 | 11:14

Bom Dia, essas contabilizações são de empresas de Simples nacional. Gostaria de uma ajuda sobre a contabilização para empresa do Presumido, eu compreendo que o lançamento é diferente. Peço desculpa podendo ser uma pergunta boba, mas estou acostumada a trabalhar com empresas do Simples Nacional.
Agradeço desde já.

Andre Palu

Andre Palu

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 21 fevereiro 2024 | 12:07

Dalva Schuaste

Essa contabilização é para todos os regimes de apuração, (Lucro Presumido / Simples / Lucro Real) a única diferença que existe entre as empresas do Simples com os outros é que o valor dos RENDIMENTOS retirados somente dos RESGATES, e atribuída a Base de Calculo do IRPJ, e o IR retido nas aplicações financeiras são utilizadas como IRRF A RECUPERAR.

Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 15 abril 2024 | 11:28

Bom dia.
Ainda sobre a dúvida da colega. Como ficariam os lançamentos em relação aos rendimentos, porém sem resgates.
No meu caso, tenho aplicação giro da CEF, com rendimento mensal, sem resgate, atualizando o saldo bruto. Lucro presumido. Considero o rendimento, reconhecendo como receita e tributo?

Andre Palu

Andre Palu

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 41 semanas Quarta-Feira | 10 julho 2024 | 15:04

Leonardo

Temos que colocar dois pontos, uma é sobre o ponto de vista CONTABIL e outro é o ponto de vista TRIBUTARIO.
Ponto de Vista Tributário;
Para empresas que são do Lucro Presumido é tributado sobre os valores de RESGATES das aplicações financeiras, ou seja todo o valor que foi resgatado da aplicação, você contabiliza o rendimento e o IR Retido nas aplicações.
Ponto de Vista Contábil;
Já o rendimento mensal sem o resgate, eu não contabilizo, pois se eu estiver realizando o lançamento de rendimentos na conta de receitas, irá diferenciar o meu balanço e a apuração do IRPJ e CSLL.

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 38 semanas Quinta-Feira | 1 agosto 2024 | 16:43

Prezados, 

com relação ao rendimento de aplicação financeiras, no regime não cumulativo, como deve ser o lançamento contábil de  débito de  pis e cofins  ?

obrigada...

Levi Oliveira de Sousa

Levi Oliveira de Sousa

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 29 semanas Terça-Feira | 1 outubro 2024 | 09:57

Temos que colocar dois pontos, uma é sobre o ponto de vista CONTABIL e outro é o ponto de vista TRIBUTARIO.
Ponto de Vista Tributário;
Para empresas que são do Lucro Presumido é tributado sobre os valores de RESGATES das aplicações financeiras, ou seja todo o valor que foi resgatado da aplicação, você contabiliza o rendimento e o IR Retido nas aplicações.
Ponto de Vista Contábil;
Já o rendimento mensal sem o resgate, eu não contabilizo, pois se eu estiver realizando o lançamento de rendimentos na conta de receitas, irá diferenciar o meu balanço e a apuração do IRPJ e CSLL.
Se vc não lançar os rendimentos mensais que estão nos extratos, os saldos do balanço ficarão diferentes dos saldos dos extratos

Levi Oliveira de Sousa

Levi Oliveira de Sousa

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 29 semanas Terça-Feira | 1 outubro 2024 | 10:03

Bom dia.
Ainda sobre a dúvida da colega. Como ficariam os lançamentos em relação aos rendimentos, porém sem resgates.
No meu caso, tenho aplicação giro da CEF, com rendimento mensal, sem resgate, atualizando o saldo bruto. Lucro presumido. Considero o rendimento, reconhecendo como receita e tributo?
O problema maior são os extratos disponibilizados pelas instituições, mas no geral, os rendimentos mensais eu lanço em um conta redutora do grupo das aplicações, creditando "receitas financeiras a apropriar" e debitando aplicações financeiras, no momento do resgate eu transfiro o valor dos rendimentos debitando "receitas financeiras a apropriar e creditando conta de resultado, o IR faço da mesma forma, lanço em IR a recuperar e quando do resgate aproprio

DESIREE

Desiree

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 27 semanas Quarta-Feira | 16 outubro 2024 | 15:23

Caros colegas,
Ainda sobre as aplicações financeiras.
Estou com uma lucro real que possui várias aplicações. Algumas tem resgate e outras não. 
Minha dúvida está acerca do saldo final dessas aplicações, se o correto é deixar o valor bruto ou o valor líquido no balanço, pois para calcular o saldo líquido daquele mês eles fazem uma "previsão" de IR como se o resgate fosse naquele dia.
Se o correto for o líquido, alguém saberia me orientar sobre os lançamento desta "previsão" de IR?
Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade