x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 403

Aplicação Financeira

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 30 outubro 2023 | 07:05

É necessário efetuar um ajuste deste saldo.

Entendo que o ideal seria identificar quais lançamentos foram incorretos e/ou omissos nesta conta para poder efetuar tal lançamento e para realizar este procedimento, será necessário ter em mãos, os extratos de aplicações financeiras para confrontar com o livro razão da conta até a competência em que a divergência começou a existir.

Entendo que esta divergência pode ter ocorrido por três motivos:

 - Foi lançado resgate indevido: Neste caso, o dinheiro que entrou em conta corrente, foi indevidamente lançado como resgate de aplicação, quando na verdade deveria ser um recebimento de cliente ou depósito. Ao ajustar a conta de aplicações, efetuando o estorno do lançamento, verifique a necessidade de ajustar a conta "caixa" e/ou "clientes";

 - Não foi lançada uma aplicação: Neste caso, alguma aplicação foi efetuada e foi contabilizada como saque ou pagamento de fornecedores/despesas. Ao ajustar a conta de aplicações, efetuando a transferência, verifique a necessidade de ajustar as contas de contra partida inicialmente utilizadas;

 - Os rendimentos não foram lançados: Neste caso, os rendimentos mensais não foram devidamente lançados pelo regime de competência. Deve ser ajustado a conta de aplicações para demonstrar tal situação.

Para garantir a comparabilidade das demonstrações em exercícios distintos, caso o erro/omissão identificados sejam de contas que originalmente seriam de resultado do exercício, recomendo o ajuste em conta do patrimônio líquido, sendo possível identificar claramente qual foi o ajuste efetuado na DLPA/DMPL, em conjunto com esclarecimento em notas explicativas.

Também verifique possíveis implicações tributárias! (Mesmo sendo do lucro presumido, existe tributação no resgate das aplicações)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.