Sonia C de Castro
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBom dia !
Trabalho na área de Projetos de minha empresa, e nossos projetos são controlados de forma contábil, ou seja, quando da entrada física do bem ou da realização de algum serviço, existe a contabilização do valor referente. Porém, no final do ano passado, por motivos diversos, passaram a contabilizar nos projetos os adiantamentos dados a fornecedores, especificamente no caso de aquisição de máquinário, onde geralmente é exigido um valor para que possa ser iniciada a fabricação do bem. Ou seja, adotamos duas regras no controle do projeto: contábil e financeiro. Estou tentando reverter essa contabilização desses adiantamentos, pois os mesmos têm gerado vários problemas no controle dos projetos. O departamento de contabilidade me informou que essa prática é a correta e não podemos voltar a trabalhar da forma que anteriormente fazíamos, dado que antes estávamos de forma incorreta. Não concordo com isso. Fazemos controle contábil do projeto. Se adotarmos essa prática de adiantamentos, toda a estrutura do sistema deve ser alterada, passando a controlar o projeto financeiramente, quando só houver o desembolso, pagamento do que foi comprado. Me informarm que essa prática corrente é legal, só que não encontrei nada relacionado. Será que podem me ajudar? Obrigada!!!