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Como contabilizo uma devolução de um cliente não cadastrado?

João Matheus

João Matheus

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 16 novembro 2023 | 16:35

Prezados,

Trabalho em um colégio particular e estou enfrentando o seguinte problema na contabilidade:
No dia 30/10 a mãe de um aluno pagou a matrícula dele pelo cartão de débito, tendo o recebimento líquido caído na conta banco do colégio no dia seguinte (31/10) [a tarifa do cartão já foi incluída manualmente na contabilidade].

Porém, por divergências envolvendo ela e o setor pedagógico, no dia 13/11, a mãe deste aluno desistiu da matrícula dele e está solicitando a devolução do valor pago. No entanto, durante este período, nenhum dado do aluno e da mãe dele foi cadastrado no sistema do colégio, tendo em vista que ela apenas pagou a matrícula mas não prosseguiu com o registro do aluno.

Diante desta situação, gostaria de saber como proceder a respeito da contabilização correta do recebimento e da devolução do valor da matrícula.

Uma das ideias era fazer da seguinte forma:
Recebimento
D - Banco
C - Banco Valor a Classificar
Devolução
D - Fornecedor
C - Banco

Porém, creio que para o débito da conta Fornecedor seria necessário que pelo menos houvesse o cadastro da responsável financeira dentro do sistema.

Gostaria muito de uma luz para este problema.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 17 novembro 2023 | 09:47

Bom dia João,
Há empresas que possui uma conta no passivo chamado de "Valores a Identificar". Deste modo, seria interessante e lhe ajudaria a resolver esse impasse.
O lançamento seria da seguinte forma:
Recebimento do montante
D- Banco (A)
C - Valores a Identificar (P)

Devolvendo o dinheiro
D- Valores a Identificar (P)
C- Banco (A)

Desta forma, você apenas identifica o responsável no histórico da conta e o fato ocorrido.

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