x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 8.623

Contabilização dos Fretes do Mercado Livre

Dayane da Silva

Dayane da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 27 novembro 2023 | 11:14

Bom dia

Tenho um cliente que vende através do Mercado Livre. 
Do valor da venda do meu cliente, são descontados o frete que é a parte que o meu cliente paga e taxas de marketing. 
Meu cliente paga frete em venda acima de 80$ e a taxa de marketing é descontada sobre qualquer venda.

Vou exemplificar:

De uma venda de 150 reais, 20 reais é taxa de marketing e mais 25 reais é o frete do produto.
Meu cliente recebe do ML, o valor liquido de 105 reais. 
Como devo contabilizar esse frete?
Não vem boleto de pagamento desses frete, pois é descontado direto da venda do produto. Não posso lançar contra a conta "CAIXA", pois estárei "´pagando" 2x.

Jefferson Joazeiro

Jefferson Joazeiro

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 27 novembro 2023 | 11:42

Bom dia,

Particularmente,  para esta operação faria os lançamentos abaixo:

Pela venda/Emissão da Nota Fiscal
1.) D - Clientes
     C -  Receita de Vendas....... R$ 150,00

Pelo Recebimento
1.) D - Caixa/Bancos.............................................. R$ 105,00
      D - Despesas com Fretes (Mercado Livre)... R$   25,00
      D - Despesas com Mkt (Mercado Livre)....... R$   20,00
      C - Clientes....................................................... R$ 150,00

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 23 abril 2024 | 15:58

Prezada Lu Oliveira, boa tarde!

Se os valores já são conhecidos no momento do recebimento, conforme o exemplo acima dado pelo colega, e o MERCADO LIVRE emite nota fiscal posteriormente, com o somatório de todas as despesas de um determinado período, você poderia trocar as contas de DESPESA por uma de ADIANTAMENTO PARA DESPESAS, exemplo:

PELA EMISSÃO DO DOCUMENTO FISCAL:
D - Valores a Receber/Clientes (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS)..................................150,00
C - Receita de Vendas (RESULTADO-RECEITA BRUTA).....................................................................150,00

PELO RECEBIMENTO DA VENDA:
D - Caixa/Bancos Conta Movimento (ATIVO CIRCULANTE-DISPONIBILIDADES).......105,00
D - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS)....................................45,00
C - Valores a Receber/Clientes (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS)...............................................150,00

PELA PROVISÃO DA NOTA EMITIDA PELO MERCADO LIVRE (ACUMULADA MENSALMENTE COM OUTROS VALORES)
D - Fretes/Transportes (RESULTADO-DESPESA)...............................................................250,00
D - Comissões Sobre Vendas/Taxas Administrativas (RESULTADO-DESPESA).......200,00
C - Fornecedores a Pagar (PASSIVO CIRCULANTE-FORNECEDORES)........................................450,00

PELA BAIXA DA NOTA FISCAL, UTILIZANDO DIVERSOS ADIANTAMENTOS DESCONTADOS
D - Fornecedores a Pagar (PASSIVO CIRCULANTE-FORNECEDORES)..........................450,00
C - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS).................................................45,00
C - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS).................................................90,00
C - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS)...............................................245,00
C - Adiantamento a Terceiros (ATIVO CIRCULANTE-CRÉDITOS).................................................70,00

Atenciosamente,

EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS

https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/
Lu Oliveira

Lu Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 24 abril 2024 | 16:52

Só não entendi uma parte, essas notas emitidas pelo ML, são pagas pelo banco. Como fica isso? Porque na sua explicação na provisão da nf ficou
D fretes s/vendas - 250,00
D comissão s/vendas - 200
C fornecedores a pagar - 450,00

E a baixa ficou
D fornecedores a pagar - 450,00
C adiantamento a terceiros - 450,00

mas o pagamento dessa nota fiscal tá debitando no banco, nessa parte é que estou com dificuldades.
Espero seu retorno!!

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 52 semanas Sexta-Feira | 26 abril 2024 | 09:45

Prezada Lu Oliveira, bom dia!

Pelo que você disse na mensagem: "sendo que esse valor já foi descontado da minha venda", entendi que o valor recebido foi líquido (Valor Bruto da Venda - Frete/Comissão).
Se você paga a nota fiscal dos valores acumulados de um período posteriormente, creio que o processo está em duplicidade.

Caso não seja este o fato, precisarei de uma explicação mais detalhada, com exemplificação dos valores.

Atenciosamente,

EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS

https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/
Silvia Cristina Fornazari das Graças

Silvia Cristina Fornazari das Graças

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 46 semanas Quinta-Feira | 6 junho 2024 | 09:41

Bom dia 

A contabilização das operações com Mercado Livre utilizo o mesmo esquema que o Ezequiel informou. Entretanto as notas fiscais de serviços prestados e fretes, eu contabilizou com a contrapartida "Adiantamento a Terceiros", não passando pelos fornecedores a pagar. 
Minha maior dificuldade é fazer a conciliação dos saldo a receber, pois com devoluções, estornos de tarifas e fretes fica tudo muito confuso. Vocês sabem me informar se tem algum relatório dentro da plataforma do ML com os saldos a receber que as empresas tem em determinada data com a Mercado Livre? 

Desde já agradeço a ajuda.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade