x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 107

EMPRE´STIMO BANCARIO

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 33 semanas Segunda-Feira | 4 dezembro 2023 | 17:31

Boa tarde Thiely,
Para se criar a conta de empréstimos bancários, você terá que inserir o saldo da contra-partida no Banco ou caixa, não terá como você criar um passivo sem ter um ativo.

Exemplo de registro inicial do empréstimos de $ 1.000 com mais de $ 100,00 de juros e apropriação e pagamento em 10 meses: 
D - Caixa/ Banco (A) $1.000
C - Empréstimo a pagar (P) $ 1.100,00
D - ( - ) Encargos a transcorrer (P) $ 100,00

Mensal:
Apropriação de Juros
D - Despe. Juros (R) - 10,00
C - ( - ) Encargos a transcorrer (P) $ 10,00

Pagamento da Parcela
D - Empréstimo a pagar (P) $ 110,00
C - Caixa (A)  110,00

Não sei se ficou fácil de entender.

TIAGO PEREIRA COSTA

Tiago Pereira Costa

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 33 semanas Quarta-Feira | 6 dezembro 2023 | 14:15

Boa tarde tudo bem.
Sei bem como é isso, pegamos direto clientes aqui assim, chega na contabilidade com emprestimos já em andamento. Olha vou te dizer como faço aqui blz:
Se a empresa chega a contabilidade com contrato de emprestimo em andamento, principalmente se ainda falta muitas parcelas eu provisiono sim o valor restante "levando em conta principio da prudencia, competencia ..." Então pego contrato com cliente e faço a provisão do restante em aberto, exemplo contrato de x valor parcelados em 24 parcelas. Esta faltando pagar 20 parcelas ainda? OK então faço essa provisão contra a conta de ajuste no patrimonio, pois é um evento que se deixou de contabilizar no periodo correto

TIAGO PEREIRA COSTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.