Pedro
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. PessoalOlá prezados (as)!
Sou Contador recém formado e felizmente consegui assumir a responsabilidade da minha primeira empresa, esta por sua vez, optante pelo Simples Nacional. Por ser algo ainda bem "Informal", fiz a escrituração contábil (pouco movimento) em Excel, observando todos os requisitos para ser considerado uma escrituração contábil, (BP, DRE, DMPL, Livro diário, Livro Razão, os lançamentos em ordem cronológica, enumerados e etc). Tenho duas dúvidas;
1)- Existe algo que impeça que eu continue fazendo a escrituração dessa forma e estaria eu, obrigado a contratar um software de contabilidade ou não, posso manter como está até que tenha demanda que justifique a contratação de tal?
2)- Após o encerramento do período, como devo proceder? Preciso registrar o Balanço na junta comercial? Preciso fazer algum procedimento além das obrigações Mensais/Anuais de uma empresa do Simples? Se a resposta for sim, alguém pode me orientar sugerindo a ordem dos fatos por exemplo, encerrar o período, elaborar as demonstrações/Termos, colher as assinaturas, etc?
Desde já agradeço vossa atenção. Att