x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 69

Encerramento de filial sociedade empresaria sem registro na Junta Comercial de SP

LUIZ SOUZA

Luiz Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 22 semanas Quarta-Feira | 10 janeiro 2024 | 12:37

Prezados, boa tarde.

Estou com um problema referente ao encerramento de uma filial e preciso de ajuda para resolver.

A referida empresa é uma sociedade empresaria de 1980 e foi registrada somente em cartório (acredito que na época não existia a obrigatoriedade de se registrar na Junta Comercial, não tenho certeza) e assim, a mesma não tem NIRE.

Ela foi encerrada em 1984 e também registrada somente em cartório, porém não foi feita a baixa na Receita Federal, ao qual permanece ativa, que é o que preciso arrumar agora, baixando na Receita.

Porém, quando faço o DBE, para colocar o órgão de registro como cartório, não é possível, pois a empresa é uma sociedade empresária, e o DBE é indeferido.

Ao mesmo tempo quando faço o DBE e coloco o órgão de registro como junta comercial e apresento a certidão nada consta do NIRE, quando faço a juntada de documento a Receita coloca como indeferido porque está registrado em outro órgão.

Então, estou amarrado nessa trava da Receita Federal: cartório - sociedade simples e junta comercial - sociedade empresaria. Como a filial é bem antiga, provavelmente na época não existiam essas travas ou obrigações.

Alguém já viu e conseguiu resolver algum caso assim? Cheguei a ler algumas discussões aqui a respeito, mas não com alguma solução. Se alguém conseguir ajudar, agradeço

Luiz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.