x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 2.378

Lançamentos contábeis

Davi Jose Bueno

Davi Jose Bueno

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 23:13

Bom, partindo do pressuposto que você deva ter pouco conhecimento sobre a área, seguem algumas dicas que é bom você saber:

1. Contabilidade é Ciência Social, e não exata, como muitos acreditam;
2. Como ciência, possui um objeto de estudo, que no caso é o patrimônio das entidades;
3. Por patrimônio entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade;
4. Se você vai realizar os lançamentos contábeis é indispensável você ler pelo menos a NBC t 2.1, que trata das formalidades da escrituração contabil, você pode encontra-la digitando no google, no site do crc, etc.
5.Também aconselho você ler a resolução do CFC 774/94, que trata dos apêndices aos principios fundamentais de contabilidade (princípio da entidade, competência, etc), sua correta aplicação e indispensável.
6. Com relação aos Débitos e Créditos:

Contas *************Para Aumentar***Para Diminuir***Tipo de Saldo
Ativo******************Debitar********Creditar********Devedor
Passivo****************Creditar********Debitar********Credor
Patrimonio Liquido*******Creditar********Debitar********Credor
Despesas**************Debitar*********Creditar********Devedor
Receitas***************Creditar********Debitar********* Credor
Retificadora Ativo*******Creditar********Debitar*********Credor
Retificadora Passivo*****Debitar*********Creditar********Devedor

Mesmo em se tratando de apenas inicia-lo em contabilidade o que eu trouxe aqui, foi pouco, mas acredito que já vai ajuda-lo. Agora, definições do que são bens, direitos, obrigações, patrimônio Líquido, receitas, despesas, etc. você concerteza vai acha-los nos livros de contabilidade do setor.

qualquer dúvida fico a disposição,
t+
Davi

PAULA OLIVEIRA DE SOUZA

Paula Oliveira de Souza

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 08:53

Meu problema e o seguinte. Estou com uma NF preenchida cujo valor bruto e de R$ 227.896,25, onde na descrição da NF diz que sera repassado para terceiros R$ 61.510,79, ou seja, o faturamento da empresa que emitiu a NF sera de R$166.385,46. So que na hora de reter os impostos a empresa nao reteve em cima da receita real dela que seria R$ 166.385,46, ela simplesmente reteve seus impostos em cima de R$ 227.896,25. Esta complicado para mim pois contabilizo o total da nF com as deviadas retençoes, onde no caso o liquido a receber da empresa sera R$ 213.880,63, mas o que faço com o valor R$ 61.510,79 que não é receita da empresa. Não sei o que fazer ???

D - ir a recuperar 3.418,44
D - pis a recuperar 1.481,33
D - cofins a recuperar 6.836,89
D - csll a recuperar 2.278,96
D - clientes a receber 213.880,63
C - receita de prestação de serviços 227.896,25

Onde contabilizar R$ 61.510,79 para que a receita real da empresa apareça no meu razão R$ 166.385,46?

Desde ja agradeço, e aguardo anciosamente pela resposta.

cris oliveira

Cris Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 14 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 17:44

Boa Tarde!

Não tenho experiência alguma em contabilidade de Imobiliária e Construtora.
Iniciei no escritório em que estou trabalhando há 6 meses e já existia aqui uma empresa de compra e venda de imóveis e empreendimentos, porém, encontrava-se "paralisada" desde 2006. Hoje, o cliente me procurou e quer resolver as questões de sua empresa, ocorre que esta iniciou suas atividades em 2003 com capital de R$60mil, essa é a movimentação:
Em 2004 realizou uma aquisição no valor de R$ 25mil
Em 2005 idem no valor de R$ 15mil
Em 2009 idem no valor de R$ 50mil
Já obtem um imóvel em construção
Outro imóvel À venda - R$60mil
Em 2010 adquiriu um automóvel - R$13.500
Tem uma funcionária registrada na empresa.

E todas as atividades que lhe podem gerar receita são praticadas em nome da pessoa física.

Agora, ele quer, com urgência, que dê um jeito de passar uma receita para a pessoa jurídica, oriunda da PF. Sei que antes podia-se fazer um contrato, se não me engano, de comodato, mas hoje isso não é mais legal.
Então, haveria uma solução para esse caso?
O que seria mais viável?
Agradeço se alguém puder me ajudar!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade