x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.720

NFSE PAGA CONSIDERANDO O VALOR BRUTO

LARISSA F. C.

Larissa F. C.

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 29 janeiro 2024 | 14:45

Prezados,

Estou com uma dificuldade em relação a um pagamento que foi efetuado erroneamente. 
Uma empresa da qual cuidamos contratou um serviço no valor de R$35.000,00. Nesta nota fiscal, foram efetuadas todas as retenções de impostos, que ficam sob a responsabilidade do TOMADOR efetuar o recolhimento. Gerei os DARF's das retenções e encaminhei para eles, as guias foram pagas, tudo ok.
Quando foram pagar pelo serviço, ao invés de efetuarem o pagamento no valor LÍQUIDO da NF, efetuaram do valor bruto.

Ao entrar em contato com a contabilidade da empresa que prestou o  serviço, ele disse que na apuração deles eles desconsideraram as retenções e recolherem os impostos normalmente, e que nós deveríamos solicitar o reembolso dos DARF's pagos.
Ao meu ver, isso está incorreto, pois a responsabilidade dos recolhimentos é sempre do TOMADOR do serviço. 

Alguém já passou por situação semelhante e poderia me ajudar?!

Obrigada

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 29 janeiro 2024 | 15:02

Boa tarde Larissa,
No meu ver, você como tomadora do serviço, agiu de forma correta, efetuando as retenções. Um dos problemas é o pagamento integral da nota fiscal, pois como você já tinha efetuado o recolhimento do imposto, deveriam ter pago o valor líquido. A empresa provavelmente ao perceber o recebimento do valor bruto da nota fiscal, efetuou o recolhimento da nota fiscal. O correto seria a empresa prestadora efetuar a devolução da diferença e solicitar o Per/Dcomp das guias recolhidas.

LARISSA F. C.

Larissa F. C.

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 30 janeiro 2024 | 08:47

Alan, muito obrigada pelo seu retorno!

Foi exatamente isso o que orientei. Porém, eles me retornaram e disseram que nós, tomadores do serviço, que deveríamos pedir o reembolso dessas guias. 

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 31 janeiro 2024 | 17:27

Larissa,
Como o imposto foi recolhido, faça um arquivo com documentos e comprovantes, juntamente com o retorno do fornecedor sobre isto, solicite a ele uma cópia das guias e do comprovante de recolhimento. Assim que estiver com todas as documentações, faça o pedido de reembolso e guarde toda documentação para algo futuro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade