x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 90

Receita maior que o fiscal por conta das vendas no cartão

vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 4 semanas Sexta-Feira | 2 fevereiro 2024 | 17:15

Boa tarde.

Estou com uma dúvida em relação aos lançamentos referente a vendas no cartão. Para começar, fazemos o seguinte maneira aqui no escritório:
1. Importamos as compras e vendas do subsistema fiscal para o contábil da seguinte maneira
D - Caixa
C - Receita de venda a Vista.

Quando importamos o cartão, vai da seguinte maneira:
D - Cartão (ativo, pois um direito a receber)
C - Receita de venda a Prazo.

Minha dúvida é: ficamos com o valor das receitas duplicadas, pois as notas fiscais referente as vendas no cartão de credito estão em "receita de vendas a vista" e com o cartão aumenta o valor da receita, lançadas a prazo. A maioria das notas fiscais batem com o valor, qual a maneira certa de se fazer o lançamento para que o valor da receita das notas e cartão fiquem certas? Pensei em entrar nas notas fiscais e mudar para D - Cartão e C - Receita a prazo, mas quando se trata de uma empresa com mais de 10 mil NFCes fica inviavel saber quais notas foram para o cartão e quais não foram.

ALLAN

Allan

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 semanas Sexta-Feira | 2 fevereiro 2024 | 17:47

Boa tarde Vitor,
O ideal seria corrigir os arquivos e efetuar novamente a importação deles. Como a sua receitas estão duplicadas, ficará um pouco estranho você tentar arrumar através de lançamentos contábeis. Precisará de uma ajuda do suporte de t.i, seria o melhor caminho.

vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 3 semanas Sábado | 3 fevereiro 2024 | 10:07

Allan. A questão é que, a empresa pode emitir uma nota de R$ 100,00 por exemplo, em que 50 seja pago no cartão e 50 em dinheiro. Daí eu não conseguiria conciliar todos esses lançamentos onde as vendas no cartão não batem com valores exatos das NFCe.

ALLAN

Allan

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 semanas Segunda-Feira | 5 fevereiro 2024 | 14:40

Bom dia Vitor,
Consegui compreender sua questão com a a segunda explicação. Acredito que essa distinção de Vendas a Vista e a Prazo é apenas um controle interno da empresa para tentar facilitar as conciliações e verificar rapidamente o tipo de venda. Quando analisamos o plano de contas referencial da Receita Federal, ela apenas cita " Receita com Venda de Mercadoria", não detalha se é a vista e a prazo.
Seria interessante pensar em substituir a nomenclatura das contas de receita e mapear juntamente com a t.i. a opção abaixo de recebimento por exemplo, para contemplar esses casos:

C- Receita com Venda de Mercadoria $ 100,00
D- Caixa - $50,00
D- Cartões a Receber - $50,00

Ou as notas fiscais que efetuam as duas modalidades de pagamento, efetuar os dois lançamentos proporcional ao valor pago em cada conta contábil de receita de venda e seu recebimento, sem quer que mudar manualmente as informações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.