x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 219

Receita maior que o fiscal por conta das vendas no cartão

vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 25 semanas Sexta-Feira | 2 fevereiro 2024 | 17:15

Boa tarde.

Estou com uma dúvida em relação aos lançamentos referente a vendas no cartão. Para começar, fazemos o seguinte maneira aqui no escritório:
1. Importamos as compras e vendas do subsistema fiscal para o contábil da seguinte maneira
D - Caixa
C - Receita de venda a Vista.

Quando importamos o cartão, vai da seguinte maneira:
D - Cartão (ativo, pois um direito a receber)
C - Receita de venda a Prazo.

Minha dúvida é: ficamos com o valor das receitas duplicadas, pois as notas fiscais referente as vendas no cartão de credito estão em "receita de vendas a vista" e com o cartão aumenta o valor da receita, lançadas a prazo. A maioria das notas fiscais batem com o valor, qual a maneira certa de se fazer o lançamento para que o valor da receita das notas e cartão fiquem certas? Pensei em entrar nas notas fiscais e mudar para D - Cartão e C - Receita a prazo, mas quando se trata de uma empresa com mais de 10 mil NFCes fica inviavel saber quais notas foram para o cartão e quais não foram.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 25 semanas Sexta-Feira | 2 fevereiro 2024 | 17:47

Boa tarde Vitor,
O ideal seria corrigir os arquivos e efetuar novamente a importação deles. Como a sua receitas estão duplicadas, ficará um pouco estranho você tentar arrumar através de lançamentos contábeis. Precisará de uma ajuda do suporte de t.i, seria o melhor caminho.

vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 24 semanas Sábado | 3 fevereiro 2024 | 10:07

Allan. A questão é que, a empresa pode emitir uma nota de R$ 100,00 por exemplo, em que 50 seja pago no cartão e 50 em dinheiro. Daí eu não conseguiria conciliar todos esses lançamentos onde as vendas no cartão não batem com valores exatos das NFCe.

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 24 semanas Segunda-Feira | 5 fevereiro 2024 | 14:40

Bom dia Vitor,
Consegui compreender sua questão com a a segunda explicação. Acredito que essa distinção de Vendas a Vista e a Prazo é apenas um controle interno da empresa para tentar facilitar as conciliações e verificar rapidamente o tipo de venda. Quando analisamos o plano de contas referencial da Receita Federal, ela apenas cita " Receita com Venda de Mercadoria", não detalha se é a vista e a prazo.
Seria interessante pensar em substituir a nomenclatura das contas de receita e mapear juntamente com a t.i. a opção abaixo de recebimento por exemplo, para contemplar esses casos:

C- Receita com Venda de Mercadoria $ 100,00
D- Caixa - $50,00
D- Cartões a Receber - $50,00

Ou as notas fiscais que efetuam as duas modalidades de pagamento, efetuar os dois lançamentos proporcional ao valor pago em cada conta contábil de receita de venda e seu recebimento, sem quer que mudar manualmente as informações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.