Wezer, boa tarde.
Sem dúvidas sua preocupação é algo que atormenta boa parte de alguns colegas de classe, mas vamos analisar alguns pontos positivos nesse emaranhado de questões.
O surgimento de alguns sistemas integrados foram obstante para que hoje o profissional contábil pudesse desenvolver melhor suas tarefas e com isso poder personalizar melhor o trabalho, isso resulta também em poder orientar melhor o cliente em como proceder em determinadas questoes e por ai a fora. Ainda que surjam inúmeras tecnologias voltadas para a área contábil, ainda assim não nos faltaria mercado de trabalho, hajavista a complexidade da legislação que a todo momento vem mudando em função dos "TORPEDOS"((as tais medidas provisórias Vulgo "MP")) emanados lá de brasília.
Todavia cabe ressaltar que todas essas medidas e tecnologias que vem surgindo, apenas contribuem de forma positiva para o descontentamento de alguns, mas logicamente provoca muito mais qualidade para outros. E no tocante a especialização já que voce mencionou essa questão, há por exemplo a contabilidade ambiental, contabilidade rural e agricola, já que nosso país é um celeiro, entre outras tantas.
Bom esse é meu particular parecer e aguardo que mais colegas possam aqui manifestar suas opiniões e sujestões.
Atenciosamente
claudio rufino