Leandro Luis da Cruz Sena
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Boa noite.
Sou Presidente de uma entidade privada, ela existe desde 2015. Desde de sua fundação nunca recebeu verbas públicas ou precisou de uma conta bancária nem notas fiscais. Teve seu movimento através de listas de apoiamento e recibos e declarações simples sem valor fiscal.
Entre 2021 e 2023 ocupamos o Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais, e após muitos estudos sobre como melhorar o funcionamento da entidade, elaborei um "projeto" para melhorar seu funcionamento, com a realização de uma contabilidade descente, e obtenção das qualificações de interesse público para a entidade; aí nasce o problema.
Antigamente, pagávamos a um escritório de contabilidade para fazer as declarações "essenciais" pra manter o CNPJ ativo, mensais e anuais, mas nunca entendi bem como funcionava. E hoje sei que simplesmente o escritório estava declarando o "não movimento" de recursos, mesmo tendo rifas pra pagar cartório etc, custear cestas básicas....
Estudando sobre as OSCIP's, decidimos preencher o formulário e procuramos vários escritórios para colocar a Casa em dia, e pra nossa decepção todos disseram que teríamos que fazer como o anterior já fazia mesmo, ignorar qualquer movimento que tenha ocorrido fora de documentos fiscais, pois eles só podem declarar o que passa em Conta PJ e o que tem Nota Fiscal Eletrônica.
Tenho agora duas questões a refletir e pedir auxílio a vocês. Ponto principal: Precisamos de um Balanço e DRE de 2022. E agora vem as duas questões:
1. Se não podemos declarar nada que não seja movimento em conta PJ ou nota fiscal, temos movimento zerado, então como emitir um Balanço Sem Movimento? Nenhum contador desta cidade faz, eles dizem que não existe balanço zerado.
2. Acho errado excluir esse movimento do Balanço, então como vencer essa questão?
Se algum contador puder prestar uma assessoria peço que deixe o número de Whatsapp.