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ATIVO INTANGÍVEL

Jaime de Oliveira Filho

Jaime de Oliveira Filho

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Administrativo Financeiro
há 15 semanas Quarta-Feira | 28 fevereiro 2024 | 13:16

Você sabe o que é goodwill e qual sua relação nos negócios? Esse conceito diz respeito aos ativos intangíveis, ou seja, não materiais, que agregam ao patrimônio total de uma organização. 

Fatores inerentes ao goodwill podem representar boa vantagem competitiva para uma empresa, e atrativos para investidores e compradores. 

O que é goodwill? Quando uma empresa é colocada à venda, é comum que o valor pago pelo comprador seja maior ao valor de mercado. Essa quantia a mais trata-se do goodwill.

Isso acontece pois o patrimônio da empresa pode ir bem além do que aqueles representados pelos ativos palpáveis, bens materiais. Pontos que não têm a ver com a infraestrutura e tudo que é visível aos olhos pode significar um grande valor.

Tais ativos intangíveis revelam a capacidade de uma organização para obter receita. Diferenciais, qualidades e detalhes específicos de uma empresa que podem gerar lucro são fundamentais para seu crescimento e consolidação.

O goodwill, portanto, não pode ser observado no balanço patrimonial de uma empresa, sendo que todos os ativos intangíveis não contam com um limite determinado ou um tempo de duração.

Como calcular o goodwill?Agora que você já entendeu melhor o conceito, é hora de saber como defini-lo. O cálculo do goodwill pode ser representado por uma fórmula, que facilita sua mensuração:
Goodwill = P – (A+L)
Na fórmula, P representa o valor pago pela empresa compradora, enquanto A é o valor justo do ativo, e L, o valor justo do passivo. Dessa forma, o goodwill se coloca como a diferença entre o valor de mercado, com a subtração dos preços de ativos e passivos da empresa.

Vamos supor que uma companhia tenha um valor justo de R$ 100.000,00, já combinando os valores do ativo e passivo.
Vale lembrar que, por possuir avaliações diferentes e, principalmente, por se tratar de patrimônios não materiais, dependendo da organização, o cálculo pode ser diferente em determinadas situações, com uma fórmula adaptada para cada negócio.

Diferentes tipos de goodwill  Então quais são os tais ativos intangíveis que compõem o goodwill? A seguir, separamos alguns dos principais que podem fazer uma grande diferença na compra ou venda de uma empresa. 

Capital intelectual - O capital intelectual diz respeito ao conhecimento, competências e habilidades adquiridas pelos colaboradores da empresa ao longo do tempo, advindo de experiências, capacitação e treinamento.
O capital intelectual,  portanto, é fundamental para os processos internos de uma organização, pois traz perspectivas interessantes para a criação, solução de problemas e produtividade.

Marca registrada - A marca registrada é um bem valioso para as organizações, uma vez que novos clientes podem escolher entre produtos ou serviços, simplesmente porque confiam em determinada marca.
A construção do valor da marca pode levar anos até se firmar entre os consumidores, e por isso deve ser levado em consideração na precificação de uma venda, visto que pode trazer alta lucratividade.

Imagem consolidada no mercado - Assim como a marca registrada, a imagem que a empresa passa ao mercado como um todo é fundamental. Não só aos clientes, mas aos investidores, colaboradores, parceiros e fornecedores.
Uma credibilidade abalada pode representar um enorme desafio para uma empresa, que pode pecar em situações como entregas no prazo, produtos com defeitos, serviços mal executados, etc.

Gestão organizacional - A gestão organizacional diz respeito aos dados e informações sobre o controle e gerenciamento dos processos da organização. Bancos de dados sobre clientes e fornecedores são um exemplo.
Mas não só isso. Planejamentos, organização financeira, fiscal e contábil são fundamentais para uma boa gestão organizacional, visto que construir esse tópico do zero representa uma grande demanda de energia e dinheiro.

Clientes - Da mesma maneira, a carteira de clientes é um valor intangível extremamente importante. Como já citamos, conquistar a confiança de consumidores é um processo que leva tempo e que, ao menor descuido, pode ser perdido.
Assim, contar com uma clientela extensa e fiel já traz certa garantia para o bom andamento e lucratividade de uma organização, considerando os investimentos com captação e estratégias de retenção.

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