x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 716

ATIVO IMOBILIZADO

ANA MARINS

Ana Marins

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 29 fevereiro 2024 | 12:07

Bom dia

Estou com uma dúvida, a empresa adquiriu um aparelho amplificador de som no valor de 1.133,25 meu gestor pediu para lançar no ativo.
Eu fiquei na duvida porque temos um valor mínimo de 1.200,00 e a referida compra ficou um pouco abaixo.
Essa NF eu lanço como uma despesa de aquisição de itens diversos ou posso lançar no ativo na conta de maquinas e equipamentos.

grata 

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 29 fevereiro 2024 | 14:39

Ana,

Valor mínimo é um critério a seguir como um valor mínimo obrigatório pelo art. 15 da Lei 12.973/14 caso o bem ultrapasse R$1.200,00, no entanto, pelo CPC 27 o administrador tem que levar em conta critérios como relevância e materialidade na classificação dos ativos, mais precisamente imobilizado.
A título de exemplo classificam-se em ativos imobilizados bens cuja duração em vida útil ultrapassem 12 meses após o encerramento das demonstrações contábeis. Ainda, o artigo 179 da Lei 6.404/76 diz que são imobilizados os bens destinados à manutenção das atividades da companhia ou que sejam usados para este fim. 

Com isso vamos a uma situação comum: um celular de uso numa empresa comercial com valor de R$1.000,00. O seu uso está relacionado a obtenção de recursos? Não necessariamente, logo é um bem de pequeno valor - despesa.

Agora um representante comercial individual que atua pelo CNPJ sozinho, esse mesmo celular seria um ativo, pois está diretamente ligado à captação de receitas.

Portanto, para ser imobilizado um bem independe de valor, basta avaliar os critérios de benefícios futuros.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade