x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 123

Demonstração do fluxo de caixa Indireto

Elber Neves

Elber Neves

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Financeiro
há 1 ano Quarta-Feira | 20 março 2024 | 09:03

Bom dia, Amigos!

Estou elaborando um fluxo de caixa indireto na empresa que trabalho e me surgiram algumas dúvidas:

Entende-se que no fluxo de caixa indireto, se houver variação numa conta entre dois períodos que represente entrada de caixa, deve-se registrar a variação como positiva no fluxo. Caso contrário, se a váriação entre os dois períodos representar saída de caixa, deve-se registar negativamente o valor que varia. Com essa lógica, como interpretar as contas do ativo e passivo não circulante que houve variação, mas não representam entrada e nem saída de caixa?

Exemplo: na conta de depósitos judiciais (ativo não circulante) houve uma variação de +25K, significa que há um direito de receber esse recurso futuramente, mas não ocorreu a entrada dele ainda. Como interpretá-lo?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Domingo | 31 março 2024 | 20:24

Os depósitos judiciais foram feitos pela empresa que você está efetuando o balanço correto?

Em caso positivo, entendo que houve uma saída do caixa sim, pois, o dinheiro saiu do banco da empresa para ficar depositado em juízo para aguardar o final do processo. (Obs: Como está lançado no ativo, acredito que o jurídico da empresa tenha indicado sobre possibilidade de ganhar o processo correto?)

Como está saída não passou pelo resultado do exercício, ou seja, não diminuiu o lucro, a redução do caixa tem que ser evidenciada por meio da variação do capital de giro, ou seja, variação dos saldos das contas de ativos (se quiser ser específico crie uma linha na estrutura da sua dfc detalhando que é variação de contas de depósitos judiciais).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade