x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 245

Adiantamento de Dividendos

Elvis Alves da Costa

Elvis Alves da Costa

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 8 abril 2024 | 16:02

Boa tarde ! 

Estou com uma duvida a respeito de alguns lançamentos que temos no Ativo como ADIANTAMENTOS DE DIVIDENDOS, minha dúvida seria se em encerramento de balanço em 31/12/xx temos que zerar essa conta ou podemos carregar este saldo para o ano seguinte visto que é uma empresa S.A

Se alguém puder me ajudar com essa duvida agradeceria muito.

Obrigado

Elvis

Allan Souza

Allan Souza

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 8 abril 2024 | 17:19

Boa tarde Elvis,
Empresas S.A. no final do exercício não podem possuir saldo de lucros acumulados, elas tem que efetuar toda a destinação do mesmo. Se a empresa em questão, após o encerramento do exercício, não conseguiu suprir todo o adiantamento de dividendos, o mesmo não pode ser tratado desta maneira a não ser que possua saldo em reservas para suprir esta diferença. Porém para usar esses valores, deverá ser confirmado em ata de assembleia.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 1 ano Terça-Feira | 9 abril 2024 | 08:04

Bom dia !
Sinceramente não consigo entender esses lançamentos de Adiantamento de Lucros no Ativo, se a empresa em determinada data não possuir lucros disponíveis, não há que se falar em distribuição/adiantamento - sendo passível de autuação.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade