x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 147

Contabilização de importação.

Ane

Ane

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 semanas Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 08:38

Olá,

Estou com dúvidas sobre a contabilização de importação, o caso que estou estudando é uma empresa lucro real, o fornecedor emiti a nota fiscal com valor
total de toda a operação aduaneira, neste caso só lanço a variação do câmbio? ou devo lançar as despesas? e como faço essa contabilização?

Ex: Nota fiscal 150.000,00
Fornecedor 99.000,00
despesas aduaneiras 50.000,00
a diferença receita cambial: 1.000,00.. ok 

conseguem me ajudar, obrigada!

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 semanas Segunda-Feira | 22 abril 2024 | 16:54

Ane Caroline Novello,

Essas "despesas aduaneiras"  são impostos recuperáveis?
- Se forem, devem ser registradas em contas de ativo, cada qual correspondendo ao seu imposto.
- Se forem realmente despesas, devem incorporar o custo de aquisição das mercadorias, sendo registradas na conta de estoques, conforme emana o CPC 16.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Ane

Ane

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 semanas Segunda-Feira | 29 abril 2024 | 12:48

Olá Daniel,

Primeiro agradeço pelo retorno.
Respondendo a pergunta, tem sim os impostos: pis/cofins e ipi. (empresa lucro real_
Despesas: fretes, armazenagem entre outras.

Estou estudando de como fazer a contabilização correta de toda operação , porem material que  encontrei não sanou todas
as minhas dúvidas, teria uma fonte para que eu possa me aprofundar mais no assunto? 

Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.