x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 651

ALINE CRISTINA SBARAINI

Aline Cristina Sbaraini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 semanas Segunda-Feira | 29 abril 2024 | 09:25

Empresa possui retenção de IR e CSLL que não foi utilizada em 2023 para abater no imposto, na entrega da ECF está gerando esse erro:

Foi informada retenção de IR - soma das linhas N630(20 a 22) - diferente do valor total de retenção IR informado no registro Y570

no registro Y570 está informado a retenção, mas na formação da base do imposto não, pois não foi utilizado, alguém sabe me ajudar a resolver esse erro?

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 semanas Segunda-Feira | 29 abril 2024 | 11:59

Entendo que no Y570 você informa apenas o que USOU, senão não vai validar

No manual o Y570 diz, Neste registro devem ser prestadas informações sobre todo o imposto de renda (IRRF) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) retidos na fonte durante o período abrangido pela ECF, incidentes sobre as receitas que compõem a base de cálculo do tributo devido. 

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Raquel de Araujo Pinto

Raquel de Araujo Pinto

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 5 semanas Quarta-Feira | 8 maio 2024 | 20:07

Ola prezados,

Estou como mesmo erro !

Sr.Jose Carlos, pelo que entendi da sua resposta o Y 570  não deve conter informações, uma vez que a retenção não foi utilizada e acumulou, correto?

Tentei de todas as formas mas o erro persiste, porém não exclui a informação do y 570, pode me esclarecer por favor ?

Allan Cardoso da Silva

Allan Cardoso da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 semanas Sexta-Feira | 24 maio 2024 | 10:47

Me chamo Allan Cardoso, e vi alguns comentários no fórum do portal contábil a respeito do erro no registro N630 X Y570. Tbm estou com o mesmo problema,  poderia me ajudar?
A empresa é tributada pelo Lucro Real Trimestral, na linha do N630 (Imposto Retido), onde foram informados os valores retidos sobre as retenção de aplicações financeiras em cada trimestre para compensar o imposto a pagar. O imposto retido sobre essas aplicações está informado no Y570.  Porém nessa nova versão 10.0.7, estou com o seguinte erro:
Foi informada retenção de IR - soma das linhas N630(20 a 22) - PJ em Geral ou N630(17 a 19) - Financeiras e Seguradoras  - diferente do valor total de retenção IR informado no registro Y570.
Já procedi conforme o Jose orientou, coloquei no Y570, somente os valores utilizados para dedução do imposto a pagar em cada trimestre, e mesmo assim o erro persiste. Alguém conseguiu sanar esse erro com empresas do Lucro Real trimestral?

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 semanas Sexta-Feira | 24 maio 2024 | 14:19

Boa tarde

Conversei com o Allan e verifiquei o arquivo dele, existia uma diferença em algumas retenções que apontei a ele, trocamos ideias o fato é que quando há um valor de retenção maior deve ser lançado no N630 E N670 no caso do trimestral.

No manual da ECF diz no registro Y570 que deve ser informado TODO o valor do IR e CSLL retido no período da ESCRITURAÇÃO, entendo neste caso que indiferente de compensado o valor deve ser informado tudo, agora a pergunta que nao quer calar é se a empresa nao utilizou por algum motivo o valor e nao bater, mandei questionamento a receita sobre isso e estou aguardando retorno se deve ser ajustada a apuração ja feita, ajustando o valor do imposto pago e retificando DCTF ou reduzir o valor no Y570!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 1 semana Quarta-Feira | 5 junho 2024 | 15:00

Resposta

Os valores informados em Y570 devem estar nos Registro N630 e N670.

Verifique as regras de apuracao do IRPJ com a utilizacao do IRRF na IN RFB 1700 de 2017

Da apuracao, pode ocorrer pagamento indevido ou a maior ou ainda, saldo negativo. Verifique as regras na IN RFB 2055 de 2021

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.